terça-feira, 24 de setembro de 2024

Hoje na História do Mundo: 24 de Setembro

 MAOMÉ COMPLETA A HÉGIRA

    Em 622, o profeta Maomé completa a Hégira, a fuga de Meca para Medina, na Arábia, numa distância de cerca de 500 quilômetros que ele percorre em 12 dias. É o marco da fundação do islamismo, o ano 1 do calendário da segunda maior religião da humanidade, com 1,8 bilhões de fiéis, depois do cristianismo, com 2,3 bilhões.

Maomé nasce em 570. Com a morte do pai antes dele nascer, da mãe aos 6 anos e de um avô aos 8, é criado por um tio, Abu Talib. Já adulto, de tempos em tempos vai para uma caverna no Monte Hira, perto de Meca. Em 610, tem uma visão do arcanjo Gabriel, que anuncia que o profeta "é um mensageiro de Deus".

Começa uma série de revelações que inclui o Corão, livro sagrado dos muçulmanos, a palavra de Deus, supostamente ditada a Maomé pelo anjo Gabriel. Ele se considera o último profeta da tradição judaico-cristã e pega elementos destas religiões para criar a sua. Em 615, Maomé tem 100 seguidores. Suas críticas morais e a doutrina monoteísta incomodam.

Quando o tio morre, em 619, Maomé está sendo perseguido. Em 622, um grande grupo de convertidos de Medina vai a Meca para defender o profeta. Ele recomenda aos seguidores que voltem a Medina em pequenos grupos. 

Ao saber que os muçulmanos estão indo para Medina, as autoridades de Meca tentam matar o profeta, que foge. Em Medina, Maomé organiza a religião e a comunidade de seguidores.

Como a Arábia do século 7 vivia em estado de anarquia, o islamismo é uma religião com um projeto político, principalmente de propagar a fé. Um século depois da morte de Maomé, em 632, o islamismo domina a Península Arábica, o Norte da África e a Península Ibérica.

CRIADA SUPREMA CORTE

    Em 1789, o presidente George Washington sanciona a Lei Judiciária aprovada pelo Congresso, criando a Suprema Corte dos Estados Unidos, inicialmente com seis juízes que servem até a morte ou aposentadoria, não podendo ser afastados, a não ser em processo de impeachment.

Dois dias depois, o Senado aprova as nomeações. A primeira sessão da Corte é realizada em 1º de fevereiro de 1790, em Nova York.

O Art. 3 da Constituição dos EUA dá à Suprema Corte o papel de guardiã das leis, especialmente quando há questões constitucionais. Em 1805, fica estabelecido que cabe à Corte interpretar a Constituição, de fazer a revisão judicial das leis e atos do governo para ver se estão de acordo como texto constitucional. Desde 1869, tem nove ministros.

Atualmente, depois de três nomeações feitas por Donald Trump (2017-21), há uma supermaioria conservadora de seis juízes contra apenas três liberais. O presidente Joe Biden indicou a primeira mulher negra para a Corte, Ketanji Brown Jackson. 

BULGÁRIA PEDE TRÉGUA AOS ALIADOS

    Em 1918, a Bulgária propõe um cessar-fogo aos aliados (Estados Unidos, França, Reino Unido e Sérvia) para encerrar sua participação na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

No início da guerra, os dois lados cortejam a Bulgária, que adere às Potências Centrais da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e entra no conflito em outubro de 1915.

As negociações de paz com os aliados começam em 28 de setembro de 1918. No dia seguinte, a Bulgária sai da guerra, depois de perder 80 mil homens.

PRIMEIRO GRAND SLAM

    Em 1938, o norte-americano Don Budge vence o Campeonato dos Estados Unidos e se torna o primeiro tenista a fazer o Grand Slam, ganhando no mesmo ano os quatro torneios mais importantes do mundo: Austrália, França, Reino Unido e EUA.

John Donald Budge nasce em Oakland, na Califórnia, em 13 de junho de 1915, e não mostra grande interesse pelo tênis até ganhar o torneio juvenil da Califórnia em 1930. Ao disputar a Taça Davis pelos EUA, vence 25 de 29 jogos. Em 1937, leva os EUA a sua primeira vitória.

Budge ganha o Campeonato de Wimbledon de simples e de duplas em 1937 e 1938, e duas vezes o torneio de simples e duas o de duplas nos EUA. Em 1938, vira profissional e para de disputar os grandes torneios, que na época são só para amadores.

MAPEANDO PEARL HARBOR

    Em 1941, o Japão instrui seu cônsul no Havaí a dividir o porto de Pearl Harbor, no Havaí, em cinco zonas e calcular o número de navios de guerra presentes em cada uma para preparar o bombardeio aéreo realizado em 7 de dezembro, que leva os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Depois que o Japão invade a Indochina, os EUA congelam todos os bens japoneses em território norte-americano e fecham o Canal do Panamá a navios japoneses. Os norte-americanos interceptam a mensagem do cônsul, mas ela é enviada de navio a Washington. Quando é recebida na capital, é considerada irrelevante.

PORTA-AVIÕES NUCLEAR

    Em 1960, os Estados Unidos lançam o USS Enterprise, o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear.

Com oito reatores nucleares e uma área de pouso de 336 por 77 metros, o Enterprise pode viajar 320 mil quilômetros em mais de três anos sem reabastecer. Sua velocidade máxima, 30 nós (55,56 km/h), o torna um dos navios de guerra mais rápidos do mundo.

O Enterprise é usado em vários incidentes, da Crise dos Mísseis Soviéticos em Cuba (1962) à Invasão do Iraque (2003-11) antes de ser desativado em 2012.

BEN JOHNSON CONQUISTA OURO

    Em 1988, na Olimpíada de Seul, o velocista jamaicano naturalizado canadense Ben Johnson ganha a prova de 100 metros rasos com tempo recorde de 9,79 segundos, mas perde a medalha de ouro três dias depois ao ser flagrado por doping.

Terceiro colocado na Olimpíada de Los Angeles, em 1984 com 10,22 seg, Johnson ganha o Campeonato Mundial de Atletismo em 1987 com o tempo de 9,83 seg, um décimo à frente do americano Carl Lewis, vencedor em LA.

Na seletiva para formar a equipe dos EUA, Lewis bate o recorde mundial, com 9,78seg, mas a marca não é homologada por causa do vento forte. Com a desclassificação de Johnson, Lewis fica com mais uma medalha de ouro.

NIRVANA LANÇA NEVERMIND

    Em 1991, a banda de rock norte-americana lança Nevermind, seu álbum de maior sucesso, que torna o grunge em fenômeno global com origem em Seattle, no estado de Washington, nos EUA, e dá voz à Geração X (nascidos entre 1965 e 1981).

Nirvana, Pearl Jam, Smashing Pumpkins são bandas de rock da cena pós-punk. Sob a liderança do cantor, compositor e guitarrista Kurt Cobain, o Nirvava grava seu primeiro compacto simples, Love Buzz, em 1988 e o primeiro álbum, Bleach, em 1989.

Nevermind traz o grande sucesso Smells Like Teen Spirit. É um disco que mescla partes mais lentas e líricas com vocais ferozes e distorcidos com uma poesia de desespero, abandono e rendição.

Com a ética negativista dos punks de que o sucesso é um fracasso, o Nirvana repudia o assédio da mídia e o status de celebridade fruto de sua ascensão meteórica.

Típico astro de rock autodestrutivo, Kurt Cobain tem problemas com o vício em heroína que tinha desde a adolescência. Depois de ser internado em março de 1994 em Roma por causa de uma dose excessiva de drogas que parece uma tentativa de suicídio, ele é internado em Los Angeles, mas foge para Seattle, onde se mata com um tiro em 5 de abril de 1994 aos 27 anos, a mesma idade das mortes de Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplim, Jim Morrison e Amy Winehouse.

TRAGÉDIA EM MECA

    Em 2015, durante a peregrinação anual dos muçulmanos à cidade sagrada de Meca, a confusão, o caos e a correria de uma multidão termina com 769 mortes pela contagem oficial da Arábia Saudita, mais de 2,4 mil pessoas de 36 países de acordo com outras estimativas, num dos acidentais mais mortais da história da peregrinação.

Para ser um bom muçulmano, é preciso seguir cinco normas básicas;

  • reconhecer que só há um deus, Alá, e que Maomé é seu profeta;
  • rezar cinco vezes por dias voltado na direção de Meca;
  • pagar uma esmola legal para os pobres e necessitados;
  • jejuar durante o dia no sagrado mês do Ramadã;
  • e peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida, se tiver saúde e recursos.

A peregrinação atrai mais de 2 milhões a cada ano, dura cinco dias e envolve vários rituais. No terceiro dia, há o Apedrejamento do Demônio, realizado na Ponte Jamarate, na cidade-satélite de Mina. Do chão ou da ponte, os peregrinos jogam pedras nos três pilares da ponte.

É o nomento mais tenso da hajj, quando às vezes a multidão ensandecida sai de controle. Depois de 360 mortes em 2006, os sauditas ampliam a ponte. Mas não basta. Desta vez, a maioria dos mortes é de iranianos, malineses e nigerianos.

Nenhum comentário: