segunda-feira, 20 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 20 de Junho

TERCEIRO ESTADO REJEITA DISSOLUÇÃO 

   Em 1789, os deputados do Terceiro Estado, representantes dos comuns e do baixo clero, se reúnem no Jeu de Pomme, uma quadra de tênis coberta, desafiando a ordem de dissolução do rei Luís XVI, e fazem o Juramento da Quadra de Tênis. Prometem não se dispersar antes de mudar a Constituição da França.

Luís XVI ascendera ao trono em 1774 e não tivera condições de superar a crise financeira herdada do avô Luís XV, em parte resultante da derrota para o Império Britânico na Guerra dos Sete Anos (1756-63), quando a França perdeu as possessões na Índia e a maior parte do Canadá. Esta guerra foi também uma das causas da independência dos Estados Unidos.

Sob intensa pressão popular depois de invernos rigorosos que causaram fome e queda nos impostos pagos pelos camponeses à aristocracia, em 24 de janeiro de 1789, Luís XVI convocou os Estados Gerais, a assembleia nacional onde estavam representados os três estados da França (clero, nobreza e povo), que não se reunia desde 1614. A sociedade francesa havia mudado. O Terceiro Estado não era só o campesinato, incluía a burguesia em ascensão.

Diante de uma série de reivindicações de reformas, Luís XVI dissolveu os Estados Gerais. Menos de um mês depois, em 14 de julho, os parisienses tomaram a Bastilha, uma prisão-símbolo do regime. A Tomada da Bastilha marca o início da Revolução Francesa. Luís XVI e a rainha Maria Antonieta seriam guilhotinados em 1793, durante o Período do Terror.

GUERRA DOS BOXERS

    Em 1900, começa na China a Guerra dos Boxers. Cem mil nacionalistas, que se apresentavam como I Ho Ch'uan (Punhos Justos e Harmoniosos), na verdade praticantes de kung fu, invadiram Beijim com o apoio da imperatriz Tzu'u Hzi e atacaram o bairro diplomático, cercaram representações de outros países, destruíram igrejas e mataram estrangeiros, inclusive o embaixador da Alemanha, Barão von Ketteller.

A China, o Império do Centro, que há séculos era a potência dominante, o centro do mundo na Ásia. Durante o século 19, o Império Britânico derrotou o decadente Império Chinês para impor o livre comércio, inclusive de ópio, e o Japão acabou com a ordem sinocêntrica ao vencer a Guerra Sino-Japonesa (1894-95). 

Os boxers se rebelaram contra a crescente influência de potências estrangeiras, que dominavam a economia chinesa. Acreditavam que poderiam vencer as armas de fogo com técnicas de arte marcial

A imperatriz passou a apoiar o grupo em 1898. No ano seguinte, começaram os ataques a estrangeiros e chineses cristãos. Em 14 de agosto, uma força internacional com soldados alemães, americanos, britânicos, franceses, japoneses e russos tomaram a capital chinesa.

O Protocolo de Beijim, de 7 de setembro de 1901, marca o fim da revolta. A China aceitou acordos econômicos favoráveis às grandes potências, pagou US$ 333 milhões em indenizações e forças estrangeiras ficaram estacionadas permanentemente em território chinês.

ESTREIA DE TUBARÃO

    Em 1975, estreia nos Estados Unidos Tubarão, de Steven Spielberg, o filme que fez as pessoas terem medo de entrar no mar. É a história baseada num livro de sucesso de um grande tubarão branco que aterroriza uma cidade da Nova Inglaterra.

Foi o primeiro grande sucesso de Spielberg, que filmaria Contatos Imediatos do Terceiro GrauCaçadores da Arca Perdida, ET: o ExtraterrestreParque JurássicoA Lista de SchindlerSalvando o Soldado Ryan e LincolnTubarãoET Parque Jurássico estão entre as maiores bilheterias da história do cinema.

Nenhum comentário: