terça-feira, 2 de novembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 2 de Novembro

DECLARAÇÃO DE BALFOUR

    Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, o ministro do do Exterior britânico, lorde Arthur James Balfour, escreve uma carta ao líder da comunidade judaica no Reino Unido, o Barão Lionel Walter Rothschild, manifestando apoio à criação de uma pátria para o povo judeu no território histórico da Palestina, na época sob controle do Império Otomano (turco), que está perdendo a guerra.

A necessidade de fundação de uma pátria para o povo judeu ganha força no fim do século 19, quando há vários pogroms (massacres) de judeus na Europa Oriental e casos de antissemitismo como a condenação injusta de Alfred Dreyfus, capitão do Exército da França, acusado de espionagem para a Alemanha.

Em 1895, o jornalista austro-húngaro Theodor Herzl, pai do moderno sionismo, lança o livro O Estado Judeu. A Argentina e Uganda, na África, são citadas como possíveis locais, o mas o sonho do movimento sionista era voltar a Jerusalém e ao território histórico de Israel, na Palestina, de onde os judeus foram expulsos no ano 70 depois da invasão do futuro imperador romano Tito, que destrói Jerusalém.

Com a derrota iminente do Império Otomano, Lorde Balfour lança a ideia definitivamente.

TRUMAN VENCE DEWEY

    Em 1948, contrariando as pesquisas as expectativas dos analistas, o presidente democrata Harry Truman derrota o governador de Nova York, Thomas Dewey, por mais de 2 milhões de votos e é eleito para um segundo mandato de quatro anos na Casa Branca.

Antes do fim da apuração, o jornal Chicago Tribune sai com a manchete: "Dewey derrota Truman".

Truman assume a Presidência dos Estados Unidos com a morte do presidente Franklin Delano Roosevelt, em 12 de abril de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45). O eleitorado o considera uma sombra de Roosevelt, eleito em 1932, no auge da Grande Depressão (1929-39). Truman ainda hostiliza dos democratas do Sul com sua política de direitos civis para os negros.

No fim, sua imagem de homem íntegro e honesto prevalece.

EXPLOSÃO MATA MILHARES

    Em 1982, a explosão de um caminhão dentro do Túner Salang, no Afeganistão, matando cerca de 3 mil pessoas, na maioria soldados da União Soviética.

A invasão soviética do Afeganistão, iniciada em 26 de dezembro de 1979, é um fracasso em todos os sentidos, com mais de 25 mil soldados mortos. O pior incidente é a explosão dentro do túnel quando um comboio do Exército Vermelho o atravessa a caminho de Cabul, a capital afegã.

O Túnel Salang fica a 3.350 metros de altitude. Tem 2,7 quilômetros de cumprimento, pouco mais de 6,6 metros de altura e cerca de 5,2 metros de largura.

A URSS nunca revela os detalhes da tragédia. A hipótese mais provável é que um veículo militar se choque com um caminhão-tanque, que explode e destrói cerca de 30 ônibus com soldados do Exército Vermelho. Oficiais soviéticos tomam a explosão por um ataque e impedem os veículos de sair do túnel.

Lá dentro, o incêndio continua e os veículos parados emitem gás carbônico. As vítimas morrem queimadas ou intoxicadas. Para piorar a situação, o sistema de ventilação do túnel está quebrado. São necessários dias para remover todos os corpos.

DIA DE LUTHER KING

    Em 1983, o presidente Ronald Reagan sanciona a lei que transforma a terceira segunda-feira de janeiro num feriado nacional nos Estados Unidos em homenagem ao reverendo Martin Luther King Jr., líder da luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

Filho de um pastor batista, o Dr. King nasce 1929 em Atlanta, na Geórgia. Em 1955, ele organiza a primeira grande manifestação contra a segregação racial no Sul dos EUA: o Boicote aos Ônibus de Montgomery, no Alabama.

Sob influência do líder da independência da Índia, Mohandas Gandhi, o Mahatma, Luther King defende a luta não violenta e a desobediência civil como instrumentos contra o racismo institucionalizado. Apesar da reação violenta da maioria branca, o movimento persiste, mas enfrenta oposição dos Panteras Negras como Stokely Carmichael e Louis Farrakhan, a favor do uso da força.

Grande orador, King apela para os valores cristãos e da democracia como base de sua campanha. Em 28 de agosto de 1963, lidera a Marcha sobre Washington e faz o famoso discurso Eu Tenho um Sonho: "Eu tenho um sonho de que um dia meus filhos serão julgados pelo seu caráter e não pela cor da pele."

A Lei de Direitos Civis, aprovada em 1964, proíbe a discriminação racial no emprego e na educação, e acaba com a segregação em locais públicos. Em outubro de 1965, Luther King ganha o Prêmio Nobel da Paz. 

Martin Luther King é assassinado em 4 de abril de 1968 por James Earl Ray em Memphis, no Tennessee.

MORANDO NO ESPAÇO

    Em 2000, a primeira tripulação residente chega para ficar quatro meses e meio na Estação Espacial Internacional, fruto da cooperação entre os Estados Unidos, a Europa, o Canadá, o Japão e a Rússia. 

Estes países decidem se associar em 1998. As primeiras partes da estação espacial entram em órbita no fim deste ano. Cinco viagens de ônibus espaciais norte-americanos e duas de naves soviéticas levam os componentes. 

Os russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev e o norte-americano Bill Shepard são escolhidos para a missão. Durante a permanência no espaço, eles se exercitam duas horas por dia para evitar a atrofia muscular e dão 15,5 por dia ao redor da Terra.

Uma nova tripulação chega em 10 de março do ano seguinte. Em 21 de março, a primeira tripulação volta à Terra. Até hoje 238 astronautas de 18 países estiveram na estação espacial, inclusive o atual ministro da Ciência e da Tecnologia, Marcos Pontes.

Nenhum comentário: