sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 19 de Novembro

DISCURSO DE GETTYSBURG

    Em 1863, o presidente Abraham Lincoln, ao inaugurar um cemitério no local da batalhas mais sangrenta da Guerra da Secessão (1861-65), faz em Gettysburg, na Pensilvânia, o discurso político mais importante da história dos Estados Unidos. 

Cerca de 45 mil homens morrem ou saem feridos da Batalha de Gettysburg, um ponto de virada na guerra. É a última tentativa de invasão do Norte pela forças do Sul, comandadas pelo general Robert Lee. Leia a íntegra do discurso:

 “Há 87 anos, nossos país criaram neste continente uma nova nação, concebida na liberdade e dedicada à proposição de que todos os homens são iguais. 

 “Agora, nós estamos engajados numa grande guerra civil, testando se aquela nação, ou qualquer nação assim concebida e dedicada, pode ter longa duração. Nós estamos num grande campo de batalha desta guerra. Viemos dedicar uma parte desta terra como local de repouso eterno para os que deram suas vidas para que esta nação viva. É totalmente adequado e apropriado que façamos isso. 

 “Mas, num sentido mais amplo, nós não podemos dedicar... não podemos consagrar... não podemos santificar... este solo. Os homens corajosos, vivos e mortos, que lutaram aqui o consagraram muito além do nosso poder de acrescentar ou diminuir algo. 

"O mundo dará pouca atenção e não vai se lembrar por muito tempo do que dissermos aqui, mas não pode se esquecer nunca do que eles fizeram aqui. Cabe a nós, os vivos, nos dedicarmos ao trabalho inacabado daqueles que lutaram até aqui para adiantá-lo. Cabe a nós aqui nos dedicarmos à grande tarefa deixada diante de nós... que daquelas mortes honradas tiremos uma devoção crescente à causa pela qual eles deram a última medida de sua devoção; que decidamos aqui que aquelas mortes não foram em vão; que esta nação, sob Deus, tenha um novo nascimento da liberdade; e que o governo do povo, pelo povo e para o povo não desapareça da face da Terra.”

VIRADA EM STALINGRADO
    Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Exército Vermelho, sob o comando do general Gueorgui Jucov, lança a Operação Urano, a grande contraofensiva da União Soviética que vira a Batalha de Stalingrado e inicia a marcha até Berlim, tomada em 8 de maio de 1945, o Dia da Vitória na Europa.

Nove dias antes do início da guerra, em 23 de agosto de 1939, os ditadores Adolf Hitler e Josef Stalin firmam o Pacto Germano-Soviético. A Alemanha e a URSS dividem a Polônia. Hitler precisa de paz na frente oriental para conquistar a Europa Ocidental. Ocupa a França, mas perde a Batalha da Inglaterra (1940) não consegue invadir o Reino Unido.

Com o resto da Europa Ocidental dominada, os nazistas iniciam a Operação Barbarossa, uma invasão em grande escala da URSS. O Exército da Alemanha avança em três frentes: em direção de Leningrado, ao norte; rumo a Moscou, no centro; e pela Ucrânia e o Vale do Rio Volga, ao Sul.

No verão de 1942, Hitler manda o general Friedrich Paulus tomar Stalingrado, um centro industrial à margem do Rio Volga e um obstáculo na marcha dos nazistas rumo ao petróleo do Cáucaso. 

A Batalha de Stalingrado, a mais importante da história, começa em 23 de agosto com o avanço do 6º Exército e de uma divisão de tanques Panzer do Exército nazista e um bombardeio maciço da Luftwaffe, a força aérea da Alemanha. Mais de 40 mil civis morrem nos ataques aéreos.

A Operação Urano ataca pelos flancos, visando os exércitos húngaro e romeno que protegiam o 6º Exército da Alemanha. O Exército Vermelho cerca e isola os nazistas. Hitler manda tomar a cidade a qualquer custo. Os alemães enviam suprimentos por via aérea e reforços para tentar romper o cerco pelo lado de fora.

Os combates ferozes duraram dois meses, até a rendição das forças do Eixo, em 2 de fevereiro de 1943, depois de cinco meses, uma semana e três dias de luta.

MIL GOLS
        Em 1969, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, marca seu milésimo gol na cobrança de um pênalti do Santos contra o Vasco da Gama, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasce em Três Corações, no estado de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940, e começa a carreira profissional no Santos em 1956. É três vezes campeão do mundo pelo Brasil (1958, 1962 e 1970) e duas vezes pelo Santos (1962 e 1963). Ao todo, marca 1.282 gols.

DEGELO NA GUERRA FRIA
    Em 1985, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, fazem o primeiro de uma série de encontros de cúpula que acabam com a Guerra Fria.

Não houve grandes acordos, mas os dois líderes estabeleceram uma relação pessoal. Para os norte-americanos, é uma surpresa por causa da retórica agressiva de Reagan contra o comunismo e a URSS. Gorbachev manifesta claramente a intenção de reformar o regime comunista soviético e melhorar as relações com os EUA.

O segundo encontro, em Reikjavik, na Islândia, em outubro de 1986, fracassa por causa da Iniciativa de Defesa Estratégica dos EUA, mais conhecida como projeto Guerra nas Estrelas, que viola o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM) e a URSS não aceita.

Na terceira reunião de cúpula, em dezembro de 1987, em Washington, nos EUA, as duas superpotências assinam o Tratado sobre Mísseis Nucleares Intermediários (INF), o primeiro acordo a eliminar toda uma classe de armas nucleares, os mísseis de curto e médio alcances, de 500 a 5,5 mil quilômetros.

Nenhum comentário: