sexta-feira, 23 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 23 de Julho

    Em 1952, a Sociedade dos Oficiais Livres depõe o rei Faruk e tomar o poder no Egito num golpe liderado pelo coronel Gamal Abdel Nasser. O rei era acusado de corrupção e pela derrota na Guerra de Independência de Israel (1948-49).

A Revolução dos Coronéis redistribuiu a terra, processou políticos corruptos e aboliu a monarquia. Nasser sai da sombra em 1954 como primeiro-ministro e promulga a Constituição da República Socialista Árabe do Egito. Em 1956, assume o novo cargo de presidente e se transforma no grande líder do nacionalismo pan-árabe.

Nasser nacionalizou o Canal de Suez em 1956, provocando uma intervenção militar da França e do Reino Unido, com o apoio de Israel, na Guerra de Suez. Sob pressão dos Estados Unidos e da União Soviética, as forças franco-britânicas se retiram e o Egito assume o controle sobre o canal.

Com a derrota esmagadora dos países árabes na Guerra dos Seis Dias (1967) contra Israel, Nasser perde o prestígio e morre em 1970 de ataque cardíaco.

    Em 1967, começa a Rebelião de Detroit, a mais violenta da onda de protestos de rua contra o racismo do Longo e quente verão de 1967 nos Estados Unidos. Em cinco dias de conflitos entre a comunidade negra e a polícia, 43 pessoas morreram, 1.189 saíram feridas, mais de 7,2 mil presos e 1,4 mil prédios vandalizados.

Tudo começou com uma operação policial às 3h45 contra um bar clandestino chamado Blind Pig (Porco Cego) num bairro pobre onde havia uma festa para veteranos da Guerra do Vietnã (1964-71). A ação policial em plena madrugada atraiu moradores da vizinhança, que se revoltaram com a prisão das 82 pessoas.

Enquanto a polícia esperava viaturas em quantidade suficiente, um porteiro filho do dono do bar, incitou a multidão. Jogou uma garrafa contra os policiais. Quando a polícia foi embora, a multidão enfurecida saqueou uma loja de roupas próxima. Logo, a onda de saques se espalhou.

O governador George Romney convocou a Guarda Nacional e o presidente Lyndon Johnson enviou a 82ª e a 101ª divisões aerotransportadas, tropas de elite de paraquedistas que costumam estar na linha de frente das intervenções militares dos EUA no exterior. 

Nenhum comentário: