quinta-feira, 7 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 7 de Julho

MULHERES VÃO À GUERRA

    Em 1917, o Conselho Militar Britânico cria o Corpo de Exército Auxiliar Feminino, autorizando voluntárias a servir no Exército Real na França durante a Primeira Guerra Mundial.

As mulheres já contribuem para o esforço de guerra trabalhando em fábricas de armas e munições; 61 morrem envenenadas nas fábricas e 81 em acidentes de trabalho.

No corpo auxiliar, exercem atividades como cozinhar, datilografar, fazer reparos mecânicos, prestar serviços religiosos ou qualquer coisa que liberasse os soldados para a guerra nas trincheiras. Até o fim de guerra, 80 mil mulheres servem às Forças Armadas britânicas.

MULHERES EM WEST POINT

    Em 1976, pela primeira vez, mulheres podem se matricular na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Em 28 de maio de 1980, 62 se graduam e são admitidas nas Forças Armadas como segundas-tenentes.

A Academia Militar de West Point é fundada em 1802 no local de um forte construído durante a Guerra da Independência (1775-83) para defender Nova York e o Vale do Rio Hudson de ataques britânicos. Na época, havia o temor de uma segunda guerra contra o Império Britânico, que começaria em 1812 e iria até 1815.

Atualmente, West Point tem 4 mil alunos. O primeiro afroamericano se formou em 1877.

 PRIMEIRA MULHER NA SUPREMA CORTE

   Em 1981, o presidente Ronald Reagan nomeia a juíza Sandra Day O'Connor para ser a primeira mulher ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ela é aprovada por unanimidade pelo Senado em 21 de setembro e toma posse em 25 de setembro.

Sandra Day nasce em El Paso, no Texas, e é criada na fazenda da família no Arizona. Ela estuda economia na Universidade Stanford, na Califórnia. 

Uma questão legal envolvendo a fazenda a levo de volta a Stanford para estudar direito. Quando se forma pela segunda vez, casa com o colega Jay O'Connor, que vai servir o Exército dos EUA na Alemanha Ocidental, onde ela trabalha como advogada do Exército.

Como mulher, não consegue emprego em empresas de advocacia. Ao voltar da Europa, cria sua própria firma. Em 1965, ela se torna subprocuradora-geral do Arizona. 

Em 1969, é indicada para uma vaga aberta no Senado. Depois, é eleita e reeleita. É a primeira mulher a liderar a maioria no Senado. Em 1979, é nomeada para o Tribunal de Recursos do Arizona pelo governador democrata Bruce Babitt e dois anos depois para o supremo tribunal americano.

Na Corte, foi uma juíza conservadora moderada e pragmática que votava com frequência ao lado dos ministros liberais em questões sociais. Várias vezes votou para manter o direito ao aborto. Quando se aposenta, em 2005, o presidente George W. Bush a substitui por Samuel Alito, hoje um dos ministros mais conservadores do tribunal.

TERROR EM LONDRES

    Em 2005, terroristas ligados à rede Al Caeda (A Base) explodem quatro bombas no sistema de transportes de Londres, três no metrô e uma num ônibus, matando 52 pessoas.

A rede terrorista liderada pelo saudita Ossama ben Laden começa a fazer grandes atentados no Ocidente em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, levando o conflito do Oriente Médio para o território norte-americano. 

Em 12 de outubro de 2002, Al Caeda ataca jovens australianos e ocidentais num bar e boate em Báli na Indonésia, em retaliação contra a presença de uma força da paz liderada pela Austrália no Timor Leste, que volta a ser um país cristão ao se separar da muçulmana Indonésia.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Tony Blair apoia incondicionalmente os EUA desde os atentados de 11 de setembro e marcha ao lado dos norte-americanos na guerra contra a rede Al Caeda e a milícia fundamentalista dos Talebã, no Afeganistão, e na invasão do Iraque, em 2003.

Em 21 de julho, há uma tentativa de atentado frustrada. No dia seguinte, a polícia britânica mata o brasileiro Jean Charles de Menezes, confundindo-o com um suspeito de terrorismo. A comandante da operação, comissária Cressida Dick, não é punida. Vira comandante da Polícia Metropolitana da Grande Londres.

Nenhum comentário: