sexta-feira, 29 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 29 de Julho

DERROTA DA ARMADA INVENCÍVEL

    Em 1588, sob o comando de Lorde Charles Howard e Sir Francis Drake, a Inglaterra derrota a Armada Invencível da Espanha. 

Depois de uma batalha feroz de oito horas perto de Gravelines, na França, uma mudança no vento ajuda a frota espanhola a fugir para o Mar do Norte.

Com o fracasso da invasão, a Armada começa sua longa e trágica volta à Espanha, contornando o Norte da Escócia para ser dizimada por tempestades. Os ingleses a perseguem até a Escócia.

No fim dos anos 1580, o rei Felipe II, da Espanha, planeja tomar a Inglaterra – que se torna protestante em 1534 e apoia os rebeldes holandeses – e trazê-la de volta para a Igreja Católica Apostólica Romana. Um ataque de Drake ao porto de Cádiz atrasa o ataque.

A Armada zarpa de Lisboa em 19 de maio de 1558 com 130 navios, 2,5 mil canhões, 8 mil marinheiros e 20 mil fuzileiros navais. Por causa de tempestades, só chega à costa da Inglaterra dois meses depois, quando os ingleses estão preparados.

Em 27 de julho, a Armada ancora no porto de Calais, na França, preparando-se para embarcar um Exército espanhol que estava na região de Flandres, na Bélgica. Logo após a meia-noite de 29 de julho, os ingleses mandam barcos pegando fogo em direção à frota espanhola, que sai do porto às pressas. Desorganizada, a Armada é atacada pelos ingleses ao amanhecer perto de Gravelines.

Com canhões superiores, a Inglaterra vence a batalha decisiva. Quando o resto da Armada chega à Espanha, em outubro, perdera a metade dos navios e 15 mil homens.

A vitória torna a Inglaterra da rainha Elizabeth I numa potência mundial que começa a construir o maior império que o mundo já viu.

 HITLER SE TORNA LÍDER DO PARTIDO

    Em 1921, Adolf Hitler se torna líder do Partido Trabalhista Nacional-Socialista da Alemanha, o partido nazista, que vira um partido de massas, chega ao poder em 1933 e impõe um regime totalitário na Alemanha até a derrota na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Hitler nasce em 20 de abril de 1889 em Braunau am Inn, na Áustria. Estudante pobre, não conclui o ensino médio. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), ele adere a um regimento bávaro do Exército da Alemanha. É considerado um soldado com bravura, mas não é promovido além de cabo por seus superiores, que não veem nele capacidade de liderança.

Depois do fracassado Golpe da Cervejaria de Munique, em 1923, Hitler é preso e condenado. Na cadeia, escreve o livro Minha Luta, publicado em 1925, para apresentar o programa político que levaria o nazismo ao poder.

A oportunidade vem em 1932. No auge da Grande Depressão (1929-39), o desemprego na Alemanha chega a 12,5% e os nazistas ganham as primeiras eleições, sem maioria absoluta. Hitler é nomeado chanceler (primeiro-ministro) em 30 de janeiro de 1933.

Em 27 de fevereiro de1933, os nazistas tocam fogo no Reichstag (Parlamento) e culpam os comunistas. Com a Lei Habilitante, Hitler consegue poderes espaciais e os nazistas ampliam sua bancada parlamentar em nova eleição.

Com a morte do presidente Paul von Hindenburg, em 19 de agosto de 1934, um referendo aprova com quase 90% dos votos a unificação dos cargos de presidente e chanceler. Hitler se torna o Führer (Guia), passa a governar com poderes absolutos e inicia a revanche contra os países que venceram a humilharam a Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

A Segunda Guerra Mundial (1939-45) começa em 1º de setembro de 1939, com a invasão da Polônia. Diante da derrota, Hitler se suicida em 30 de abril de 1945. Oito dias depois, o Exército Vermelho toma Berlim e acaba a guerra na Europa.

EUA CRIAM A NASA

    Em 1958, o Congresso dos Estados Unidos aprova a criação da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), a agência responsável pelas viagens espaciais do país. Foi a resposta americana ao lançamento pela União Soviética, em 4 de outubro de 1957, do Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra.

Do tamanho de uma bola de basquete, com 83 quilos, o Sputnik I apita nos radares americanos durante 93 horas, mostrando que a URSS seria capaz de atacar os EUA com um míssil nuclear.

Os soviéticos mantêm a vanguarda na corrida espacial, enviado o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961; a primeira mulher, Valentina Terechkova, em 16 de junho de 1963; e realizando o primeiro passeio no espaço fora da nave com Alexei Leonov, em 18 de março de 1965.

Como as armas atômicas soviéticas estão sob o controle das Forças de Defesa Estratégicas, subordinadas ao Exército Vermelho, mais preocupado com uma guerra na Europa, na época da Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, os EUA já tem superioridade em mísseis nucleares, que seria neutralizada pelos mísseis instalados em Cuba.

"ACENDA MEU FOGO"

    Em 1967, a banda de rock californiana The Doors emplaca seu primeiro primeiro lugar nas paradas de sucesso com o compacto simples Light My Fire.

CASAMENTO REAL

    Em 1981, o príncipe Charles se casa com Lady Diana Spencer, num casamento de sonhos que vira manchete no mundo inteiro, mas ao longo dos anos se transforma em pesadelo.

Nenhum comentário: