LEI CONTRA OS BARÕES LADRÕES
Em 1890, a Lei Sherman Antitruste, contra os monopólios dos "barões ladrões", autoriza o Departamento da Justiça dos Estados Unidos a investigar e desmembrar os gigantes industriais monopolistas.
Proíbe "qualquer contrato ou combinação que restrinja o comércio local ou internacional" e qualquer monopolização ou tentativa de monopolização.
GRÉCIA VAI À GUERRA
Em 1917, sob pressão dos aliados, a Grécia derruba o rei Constantino I, declara guerra aos poderes centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) e entra na Primeira Guerra Mundial (1914-18) ao lado da França, do Reino Unido, da Rússia e da Itália.
Constantino é educado na Alemanha e casa com uma irmã do kaiser (imperador) Guilherme II. Tem ligação forte com a Alemanha. Quando estoura a guerra, rompe o compromisso de defender a Sérvia, sua aliada em duas Guerras dos Bálcãs, em 1912 e 1913.
DEMOCRACIA NOS EUA
Em 1964, o presidente Lyndon Johnson sanciona a Lei dos Direitos Civis, resultado de uma longa luta do movimento negro por igualdade.
A Suprema Corte declara a segregação racial inconstitucional em 1954. Em 1955, os negros boicotam o sistema de ônibus em Montgomery, no Alabama.
Em 1963, o reverendo Martin Luther King Jr. faz em Washington seu discurso mais importante, Eu Tenho um Sonho, dizendo que sonhava que um dia seus filhos "seriam julgados não pela cor da pele, mas pela nobreza do seu caráter". E o presidente John Kennedy manda a Guarda Nacional garantir a entrada de estudantes negros na Universidade do Alabama.
Depois do assassinato de Kennedy, em conversa telefônica com Luther King, Johnson promete lutar pela aprovação da lei em homenagem ao presidente morto.
HISTÓRIA DO TEMPO
Em 1992, o livro Um Breve História do Tempo, do físico britânico Stephen Hawking, bate recorde no Reino Unido ao ficar três anos e meio na lista dos livros de não ficção mais vendidos, com mas de 3 milhões de cópias vendidas em 22 idiomas.
Com uma linguagem simples, o autor, que sofria de uma doença paralisante, explicou as últimas teorias sobre a origem do Universo.
CRISE ASIÁTICA
Em 1997, a desvalorização da moeda da Tailândia, o baht, deflagra a Crise da Ásia, que atinge todos os mercados emergentes e causa o colapso do rublo na Rússia, em agosto de 1998, à desvalorização do real em janeiro de 1999 e ao colapso da dolarização da Argentina em 2001. Foi a última grande crise internacional das economias emergentes.
As moedas dos chamados tigres asiáticos estavam atreladas ao dólar, mas os países exportavam principalmente para o mercado asiático. Com a valorização do dólar e a desvalorização do iene japonês, suas economias perderam a competitividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário