terça-feira, 12 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 12 de Julho

RÁPIDO NO GATILHO

    Em 1861, Wild Bill Hickok começa a criar fama como um dos pistoleiros mais rápidos do Oeste dos Estados Unidos ao balear três homens num tiroteio em Nebraska.

James Butler Hickok nasce em Homer, no estado de Illinois. Aos 18 anos, em 1855, se muda para o Kansas. Sua fama é ampliada por um perfil publicado em 1867 na revista Harper's Monthly Magazine dizendo que ele matou nove homens sozinho, um evidente exagero.

Wild Bill morre aos 39 anos, em 1876, com um tiro pelas costas.

HELICÓPTERO PRESIDENCIAL  

    Em 1957, Dwight Eisenhower é o primeiro presidente dos Estados Unidos a usar uma nova tecnologia da aviação: o helicóptero.

Os helicópteros começam a ser testados em 1947. São necessários dez anos para começar a ser usado pelo presidente para pequenas viagens oficiais. Eisenhower sugere ao Serviço Secreto, que considera o helicóptero mais seguro do que uma caravana de automóveis.

PRIMEIRA MULHER CANDIDATA

    Em 1984, a deputada federal Geraldine Ferraro é indicada candidata a vice-presidente de Walter Mondale, do Partido Democrata. Torna-se a primeira mulher a fazer parte de uma chapa de um grande partido em uma  eleição presidencial nos Estados Unidos.

Quatro dias antes, ao abrir a Convenção Nacional Democrata, o governador de Nova York, Mario Cuomo, ataca a descrição que o presidente Ronald Reagan (1981-89) fazia dos EUA como "uma cidade brilhante no alto de uma colina", citando a pobreza e o conflito racial. A candidatura feminina não salva a chapa.

Mondale, vice-presidente no governo Jimmy Carter (1977-81), e Ferraro perdem a eleição para Reagan e George Bush em todos os estados, menos Minnesota, o estado natal do candidato.

Em 2021, a senadora Kamala Harris se tornou a primeira mulher vice-presidente. A ex-secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton disputou a Casa Branca em 2016. Era favorita nas pesquisas, ganhou por 2,8 milhões no voto popular, mas perdeu para Donald Trump no Colégio Eleitoral. 

Nenhum comentário: