domingo, 24 de julho de 2022

Trump nada fez por mais de três horas durante ataque ao Congresso

A comissão especial da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que investiga o ataque ao Congresso em 6 de janeiro do ano passado fez o que o jornal francês Libération chamou de anatomia de um golpe, a fracassada tentativa de golpe do então presidente Donald Trump para ficar no poder por mais quatro anos. 

Na última quinta-feira, os deputados se concentraram na omissão de Trump durante três horas e sete minutos, até divulgar uma gravação pedindo a seus seguidores fanáticos que fossem para casa. 

A conclusão inevitável é que o presidente concordava com a insurreição violenta para impedir o Congresso de certificar a vitória de Joe Biden na eleição de 3 de novembro de 2020 e decidiu não fazer nada, como observou o deputado Adam Kinzinger, um dos dois únicos republicanos na comissão.

Trump rejeitou uma ligação telefônica do Departamento da Defesa, não ligou para o Departamento de Segurança Interna nem para a Guarda Nacional, acionada a pedido do vice-presidente Mike Pence, alvo da ira da insurreição. Os seguranças de Pence temeram pela vida. Veja mais no meu canal no YouTube. Meu comentário:

Nenhum comentário: