domingo, 13 de março de 2022

Hoje na História do Mundo: 13 de Março

CZAR ASSASSINADO

    Em 1881, um atentado a bomba cometido pelo grupo revolucionário Vontade Popular mata nas ruas de São Petersburgo Alexandre II, czar da Rússia desde 1855.

Alexandre II, um czar reformista, abole a servidão em 1861, mas rejeita qualquer mudança política e reprime com dureza os movimentos de oposição. No dia de sua morte, assina uma proclamação chamada de Constituição de Loris-Melikov, que criaria duas comissões legislativas com representantes eleitos indiretamente.

O sucessor, seu filho de 36 anos, Alexandre III rejeita a Constituição. Os assassinos são presos e enforcados. O grupo Vontade Popular é violentamente reprimido.

Alexandre Ulianov, irmão mais velho de Vladimir Ulianov, mais conhecido como Lenin, entra para a ala terrorista da Vontade Popular em 1886 e participa de uma conspiração para matar Alexandre III. 

A polícia desconfia que o czar será atacado quando for à igreja no aniversário da morte do pai. Em 1º de março de 1887, prende três membros do partido na Nevsky Prospekt, a principal avenida de São Petersburgo.

Ulianov, ideólogo e fabricante de bombas do grupo, é preso em seguida. No tribunal, ele faz um discurso político. Todos os conspiradores são condenados à morte. O czar só não perdoa cinco. Em 8 de maio de 1887, Alexandre Ulianov e quatro companheiros são enforcados.

O martírio do irmão é importante na decisão de Lenin de se tornar um revolucionário. Em 8 de novembro de 1917, ele toma o poder na Rússia com a vitória da Revolução Bolchevique.

Nenhum comentário: