segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Hoje na História do Mundo: 25 de Outubro

BATALHA DE AGINCOURT

    Em 1415, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), dois meses depois de cruzar o Canal da Mancha com 11 mil soldados, o jovem rei Henrique V, da Inglaterra, derrota um exército de 20 mil homens da França na região da Normandia.

Cerca de 6 mil franceses e 400 ingleses morrem em combate. Henrique V casa com a filha do rei da França e herda a coroa. Só depois de execução da jovem Joana d'Arc, em 30 de maio de 1431, a França ganha força para recuperar a independência.

A Batalha de Agincourt é o tema central da peça Henrique V, de William Shakespeare, de que foram feitos dois filmes com o mesmo nome, com Lawrence Olivier e Kenneth Branagh como rei da Inglaterra.

NASCIMENTO DE PICASSO

    Em 1881, Pablo Picasso, o maior artista plástico do século 20, nasce em Málaga, na Andaluzia, no Sul da Espanha.

O pai, professor de desenho, introduz o filho nas artes plásticas. Picasso faz sua primeira exposição aos 13 anos.

PRIMEIRO ATAQUE KAMIKAZE

    Em 1944, durante a Batalha do Golfo de Leyte, pela primeira vez pilotos da Força Aérea do Japão fazem ações suicidas contra a Marinha dos Estados Unidos.

CHINA NA ONU

    Em 1971, depois de visita do assessor de segurança nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger a Beijim, a República Popular da China assume a cadeira da China nas Nações Unidas e no Conselho de Segurança.

INVASÃO DE GRANADA

    Em 1983, no governo Ronald Reagan (1981-89), os Estados Unidos invadem Granada sob o pretexto de pretexto de proteger os cidadãos americanos residentes na ilha depois de um golpe dentro do regime comunista.

Nenhum comentário: