segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Nobel de Economia premia estudos sobre trabalho e relações causa-efeito

 O canadense-norte-americano David Card, o israelense naturalizado norte-americano Joshua Angrist e o holandês naturalizado norte-americano Guido Imbens ganharam o Prêmio Nobel de Economia de 2021 "por trazer novas ideias sobre o mercado de trabalho e mostrar as conclusões que se podem tirar de experiências naturais em termos de causas e consequências", anunciou hoje em Estocolmo a Academia Real de Ciências da Suécia.

"Suas proposições se estenderam a outras áreas e revolucionaram a investigação empírica" em ciências sociais, acrescentou o comitê do Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, o nome oficial do Nobel de Economia, que existe há 67 anos, enquanto outros têm 120 anos.

"Card estudou questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram como experiências naturais são uma rica fonte de conhecimento. Suas pesquisas melhoraram substancialmente nossa habilidade para responder a questões causais chaves de grande benefício para a sociedade", declarou Peter Fredriksson, presidente do comitê.

Como experimentos naturais, Card, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, observou, por exemplo, o impacto sobre o mercado de trabalho da migração de 135 mil cubanos que saíram de Porto Mariel, em Cuba, em 1980, a maioria para Miami, na Flórida. 

O estudo concluiu que não houve impactos negativos como aumento do desemprego e redução de salários, desafiando ideias preconcebidas que aparecem até hoje no debate sobre imigração nos Estados Unidos e em outros países ricos. 

Em outro caso, uma pesquisa em lanchonetes de Nova Jérsei e da Pensilvânia, Card percebeu que o aumento do salário mínimo não causa necessariamente uma queda na oferta de emprego. Ele também comprovou o aumento da renda ligado a mais anos de educação.

Angrist, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Imbens, professor da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, mostraram ser possível chegar a conclusões importantes sobre o impacto de políticas econômicas e sociais através da observação da experiências naturais, "situação na qual os eventos casuais e as mudanças políticas resultam em tratamentos diferenciados para diferentes grupos de pessoas de uma forma que relembra os testes clínicos na medicina."

David Card leva a metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de US$ 1,15 milhão ou R$ 6,37 milhões pelo câmbio de hoje. Os outros dois laureados dividem a outra metade.

Nenhum comentário: