segunda-feira, 6 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 6 de Junho

MUSEU EM OXFORD

     Em 1683, a Universidade de Oxford abre o Museu Ashmoleum, a primeiro de uma universidade

Durante a Restauração da monarquia, a partir de 1660, quando termina o breve período republicano da história da Inglaterra, Oxford é o centro da atividade científica no país. 

Em 1677, o biólogo Elias Ashmoleum doou sua coleção à universidade, que contratou o arquiteto Sir Christopher Wren, o mesmo da Catedral de São Paulo, em Londres, para construir o prédio. Inicialmente usado exclusivamente por alunos e professores, o museu foi aberto ao público em 1845. Tem hoje desde artefatos humanos de 500 mil anos atrás a obras de arte do século 20.

EUA ENTRAM NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    Em 1918, começa a Batalha do Bosque de Belleau, a primeira importante com a participação de forças dos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18). Em maio, na sua terceira ofensiva naquele ano na Frente Ocidental, a Alemanha havia chegado a 72 quilômetros de Paris. Sob o comando do general John Pershing, os americanos, britânicos e franceses contiveram o avanço alemão na estrada Paris-Metz e lançaram uma contraofensiva para desalojar o inimigo do Bosque de Belleau.

Os EUA declararam guerra à Alemanha em 6 de abril de 1917, depois de vários ataques contra navios mercantes no Oceano Atlântico. Como não tinham tropas nem equipamentos militares na Europa, foram necessários meses para entrar em combate.

DIA D

   Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), as forças aliadas invadem a região da Normandia, no Noroeste da França, sob o comando do general Dwight Eisenhower, na maior operação de assalto anfíbio da história. É o Dia D.

Antes de amanhecer, mais de 18 mil paraquedistas dos Estados Unidos e do Reino Unido saltam como força de vanguarda do ataque. Os primeiros são todos mortos. 

Cerca de 13 mil aviões dão cobertura aérea. Às seis e meia da manhã, começa o desembarque de 155 mil soldados para romper a Muralha do Atlântico, uma série de fortificações erguidas pela Alemanha nazista, que ocupara a França em maio de 1940.

Pouco mais de dois meses e meio depois, em 25 de agosto, Paris é libertada. O ditador Adolf Hitler manda o comandante militar alemão, Dietrich von Choltitz, destruir a capital da França. Nas suas memórias, Choltitz reivindica o crédito por poupar a cidade, mas talvez tenha perdido o controle da situação.

PRIMEIRO UNIVERSITÁRIO NEGRO MORRE

    Em 1966, James Meredith, o primeiro negro a entrar na Universidade do Mississípi, é baleado mortalmente no segundo dia da sua solitária Marcha contra o Medo

Meredith é admitido pela universidade em 1962 e barrado quando sabem sua cor. Recorre à Justiça Federal. Mesmo assim, o governador tenta impedi-lo. Ele entra na universidade escoltado pela polícia. O fato provoca protestos e choques em que dois estudantes morreram.

Quando Meredith é morto, outros líderes do movimento negro como Martin Luther King Jr. e Stokely Carmichael apareceram para completar a Marcha contra o Medo. Durante a caminhada, Carmichael falou pela primeira vez em "poder negro", sua proposta na luta pelos direitos civis nos EUA.

ÍNDIA ATACA TEMPLO SAGRADO

    Em 1984, o Exército da Índia invade o Templo Dourado de Amritsar, depois de dois anos luta contra separatistas da seita sikhs, que sonham com a independência do Calistão, e mata pelo menos 500 rebeldes. 

Também morrem mais de 100 soldados, além de civis da seita sikh. O Exército ainda cerca guerrilheiros sikhs em cerca de 30 templos e santuários no estado do Punjab. O governo apresenta a operação como uma vitória definitiva sobre a revolta sikh.

O siquismo ou sikhismo é uma religião criada no século 15 por Guru Nanak. Combina elementos do hinduísmo e do islamismo, as duas religiões dominantes na Índia. Nos anos 1970, o Punjab torna-se um dos estados mais prósperos da Índia, o que alimenta o sonho de autonomia. A luta armada pela independência para criar o Calistão, a terra os puros, começa em 1982.

Meses depois da invasão do lugar mais sagrado do siquismo, em 31 de outubro, dois guarda-costas sikhs assassinam a primeira-ministra Indira Gandhi. Em retaliação, hindus matam milhares de sikhs até que o filho e herdeiro político de Indira, o primeiro-ministro Rajiv Gandhi, manda o Exército intervir para parar com a matança.

Nenhum comentário: