sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 5 de Novembro

IMPÉRIO MUGAL

    Em 1556, um Exército mugal vence o general hindu Hemu, que tenta usurpar o trono do recém-aclamado imperador Akbar, de apenas 14 anos, que se consolida no poder e leva o império a uma glória sem precedentes.

O Império Mugal, com uma cultura persa-islâmica com elementos indianos, existe 1526 a 1857 e chega a dominar quase todo o subcontinente indiano, antes da colonização da Índia pelo Império Britânico.

O Taj Mahal, um dos monumentos históricos mais famosos da Índia é construído pelo quinto imperador mugal, Shah Jahan, em homenagem à sua terceira e preferida esposa, que morre ao dar à luz seu 14º filho.

CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA

    Em 1605, o rei Jaime I, da Inglaterra, fica sabendo de uma tentativa de explodir o Parlamento numa conspiração católica para afastar os protestantes, que são maioria na Câmara dos Comuns, embora o rei seja católico, escocês, da Dinastia Stuart.

Por volta da meia-noite de 4 para 5 de novembro, o juiz de paz Sir Thomas Knyvet encontra Guy Fawkes no porão do Palácio de Westminster em atitude suspeita e manda revistar o local. A polícia encontra 20 barris de pólvora.

Guy Fawkes é preso. Sob tortura, confessa fazer parte de uma conspiração católica.

O líder da Conspiração da Pólvora é Robert Catesby, um católico com pai perseguido no reinado de Elizabeth I (1558-1603) por não se submeter à Igreja da Inglaterra. Fawkes, convertido ao catolicismo, é fanático a ponto de lutar pelo Exército da Espanha contra a Holanda.

Catesby alicia mais conspiradores, entre eles Francis Tresham e aluga o porão que vai até o Parlamento. Fawkes coloca os barris de pólvora, cobertos por carvão e madeira para disfarçar.

Quando se aproxima a sessão do Parlamento marcada para 5 de novembro, Tresham avisa o cunhado, Lorde Monteagle, a não ir. Monteagle avisa as autoridades.

Nas próximas semanas, todos os conspiradores são presos ou mortos. Mas os ingleses festejam até hoje o Dia de Guy Fawkes, o homem que tentou explodir o Parlamento, com fogos de artifício e a malhação de um judas.

WILSON VENCE PRESIDENTES

    Em 2012, o democrata Woodrow Wilson obtém uma ampla vitória sobre o presidente republicano William Howard Taft e o ex-presidente Theodore Roosevelt, do Partido Progressista, na única eleição da história dos Estados Unidos em que dois presidentes são derrotados por outro candidato.

Wilson governa por dois mandatos e convence os norte-americanos a entrar na Primeira Guerra Mundial (1914-18), "a guerra para acabar com todas as guerras", em 1917. No fim do conflito, seu plano de paz de 14 pontos é a base das negociações da Conferência de Paz de Versalhes, a "paz para acabar com todas as pazes". Inclui a criação da Liga das Nações, a primeira organização internacional de caráter universal dedicada à paz mundial.

ATAQUEM PEARL HARBOR

    Em 1941, a Marinha de Guerra do Império do Japão recebe a ordem ultrassecreta de preparar o bombardeio à Frota do Pacífico dos Estados Unidos estacionada em Pearl Harbor, no Havaí, o que acontece em 7 de dezembro e leva os EUA a entrar na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

As relações entre os dois países se deterioram em 1940, quando o Japão invade a Indochina e ameaça as Filipinas, um protetorado norte-americano. Os EUA fecham o Canal do Panamá a navios japoneses e impõem um embargo à venda de petróleo ao Japão, que depende totalmente da importação do produto.

Em setembro de 1941, o presidente Franklin Delano Roosevelt ameaça ir à guerra se o Japão invadir mais algum país do Sudeste Asiático. 

Os militares dominam a política japonesa. Em 17 de outubro, o ministro da Guerra, almirante Hideki Tojo, se torna primeiro-ministro e deixa claro nas negociações que o Japão não pretende se retirar dos territórios ocupados.

Tojo usa a ameaça de guerra de Roosevelt para justificar o bombardeio de Pearl Harbor e também da Península Malaia, das Índias Orientais Holandesas (hoje Indonésia) e das Filipinas, numa guerra contra as potências imperiais do Ocidente.

VELHO CAMPEÃO

    Em 1994, aos 45 anos, George Foreman o campeão dos pesos-pesados mais velho do boxe ao vencer Michael Moorer, de 26 anos, em Las Vegas no 10º assalto.

Mais de 12 mil espectadores veem a primeira derrota de Moorer, que entra no ringue com 35 vitórias em 35 lutas.

Foreman nasce em Marshall, no Texas, em 1949, e abandona a escola cedo. Vira boxer ao participar de um programa de emprego no governo Lyndon Johnson (1963-69). Conquista a medalha de ouro na Olimpíada do México, em 1968, e o título mundial ao derrubar Joe Frazier no segundo assalto, somando 38 vitórias em 38 lutas, 35 por nocaute.

No ano seguinte, perde a luta do século para Mohammed Ali, em Kinshasa, no Zaire, abandona o boxe e vira pregador. Aos 38 anos, volta aos ringues e anos depois reconquista o título mundial.

FOGO AMIGO

    Em 2009, o major Nidal Malik Hasan, um psiquiatra do Exército dos Estados Unidos que tratava casos de estresse pós-traumático, mata 13 pessoas a tiros e fere outras 30, quase todas soldados, na maior base militar do mundo, o Forte Hood, no Texas, de 880 quilômetros quadrados, onde vivem ou trabalham 50 mil militares, além de familiares e do pessoal civil.

O ataque é no centro de processamento onde se apresentam os soldados que vão para as guerras no Iraque e no Afeganistão e são recebidos os que voltam. Dura 10 minutos, até Hasan ser baleado por um civil e preso.

Filho de imigrantes palestinos, Hasan se formou na Universidade Politécnica da Virgínia, Fez formação psiquiátrica na Universidade de Ciências da Saúde em Bethesda e trabalho do Centro Médico Walter Reed, o tribunal militar de Washington, antes de ir para o Forte Hood.

Nas investigações, as autoridades descobrem que ele acredita que a Guerra contra o Terror é, na verdade, uma guerra contra o islamismo.

Nenhum comentário: