sábado, 24 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 24 de Julho

  Em 1567, Maria Stuart, Maria I da Escócia é obrigada a abdicar em favor de seu filho Jaime VI, que na época tinha apenas um ano de idade. Maria subira ao trono com apenas seis dias, em 1542, quando morreu seu pai, Jaime V.

Forçada a abdicar por uma revolta na Escócia, ela tenta recuperar o trono, não consegue e foge para a Inglaterra, onde é vista como uma ameaça por sua prima protestante Elizabeth I porque havia reivindicado a coroa inglesa e era considerada pelos católicos como a legítima rainha da Inglaterra.

Depois de ficar 18 anos e meio detida, Maria I, Rainha da Escócia, foi condenada sob a acusação de conspirar para matar Elizabeth I e executada em 1586.

Como Elizabeth I, a Ranha Virgem, não teve filhos, Jaime VI, da Escócia, herdou o trono da Inglaterra em 1603 como Jaime I e fez um túmulo para sua mãe na Abadia de Westminster tão imponente quanto o da rival.

   Em 1847, depois de 17 meses e milhares de quilômetros de viagem, 148 peregrinos mórmons liderados por Brigham Young fundam em Utah a Cidade do Lago Salgado. Em breve, chegam milhares de fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A grande migração é decidida depois do assassinato no fundador da seita, Joseph Smith. Ele nasce em Vermont em 1805. Aos 18 anos, diz ter recebido a visita de um anjo chamado Moroni que lhe revela um texto sagrado desaparecido, que teria sido escrito e gravado em placas de ouro por nativos americanos no século 4, com relato sobre uma colônia israelita que teria existido na América em tempos ancestrais.

Durante anos, Smith dita o texto para sua mulher e outros escribas. Em 1830, é publicado o Livro de Mórmon. No mesmo ano, ele funda a Igreja de Cristo, que depois mudou de nome para Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A religião logo atrai devotos, mas provocou críticas por adotar práticas como a poligamia. Em 1844, Smith anunciou sua candidatura à Presidência dos EUA, o que aumenta a reação contra sua seita. Depois de destruir a gráfica de um jornal que critica sua religião, Smith convoca uma milícia para defendê-lo na cidade de Nauvu, em Illinois.

Acusados de traição e conspiração, ele e o irmão são presos e mortos por uma malta que invade a prisão em 27 de junho de 1844. Dois anos depois, seu sucessor, Brigham Young, lidera uma fuga para o Oeste para escapar da perseguição e funda a Cidade do Lago Salgado.

Em 1850, o presidente Millard Fillmore nomeia Young governador do território de Utah. que tem autonomia relativa durante sete anos, até que sejam a Washington notícias de violação da lei federal com a prática de poligamia.

O presidente James Buchanan afasta Young, que tinha 20 esposas, em 1857, e envia forças do Exército dos EUA para impor a autoridade federal. Young morre em 1877 e é sucedido por John Taylor como chefe da igreja.

Com um novo líder, Wilford Woodruff, a igreja mórmon abandona a poligamia em 1890. Seis anos depois, Utah se torna o 45º estado da União.

   Em 1911, o arqueólogo americano Hiram Bingham descobre Machu Picchu, no Peru, uma cidade sagrada do Império Inca que se torna um dos principais destinos turísticos do mundo

Com a conquista espanhola, a civilização inca desaparece. Só os moradores da região conhecem a cidade. Bingham e sua equipe exploram o vale do Rio Urubamba no lombo de mulas quando um camponês lhe fala das ruínas de Machu Picchu (Velho Pico, em quêchua, a língua indígena).

Um garoto de 11 anos o guia na etapa final da trilha, em meio ao frio do inverno na Cordilheira dos Andes. A cidade se estende por 5 quilômetros, tem mais de 3 mil degraus de pedra e recebe 300 mil turistas por ano.

    Em 1969, a nave espacial Apolo 11 volta à Terra depois de levar os primeiros astronautas a pisar na Lua, Neil Armstrong e Edward Aldrin.

No início dos anos 1960, o presidente John Kennedy decide que os EstadosUnidos, que saíram atrás da União Soviética na corrida espacial, mandariam um homem à Lua antes do fim da década. 

A Apolo 11 parte de Cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de julho. Depois de viajar 384 mil quilômetros em 76 horas, a espaçonave entra na órbita da Lua.

No dia seguinte, o módulo lunar Águia desce com os astronautas Neil Armstrong e Edward Aldrin, se separa da nave-mãe, onde fica o terceiro astronauta, Michael Collins. Três horas e dois minutos depois, pousa no Mar da Tranquilidade e a missão manda a mensagem histórica: "A Águia pousou." 

Dezessete minutos mais tarde, Armstrong toca o solo do satélite da Terra e pronuncia outra frase histórica: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade." 

Aldrin desceu 15 minutos depois. Os dois hasteiam a bandeira dos EUA, tiram fotos e recolhem amostras da superfície lunar. Duas horas e 58 minutos depois que Armstrong pisou na Lua, os dois voltaram ao módulo e subiram rumo à Apolo 11, que chega à Terra em 24 de julho.

Nenhum comentário: