MORTE DE COPÉRNICO
Em 1543, morre em Frombork, hoje parte da Polônia, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico.
Pai da astronomia moderna, Copérnico descobre as leis da mecânica celeste. É o primeiro a afirmar que a Terra e os outros planetas orbitam ao redor do Sol e que esse movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra são responsáveis pelas estações do ano.
Até então, a ciência acredita que a Terra é o centro do Universo. A Igreja Católica reage. O astrônomo Galileu Galilei, que concorda com Copérnico, é condenado pela Santa Inquisição por "heresia", é obrigado a se retratar e passa o resto da vida em prisão domiciliar.
BATALHA DE PICHINCHA
Em 1822, durante as guerras de independência da América Espanhola, rebeldes sul-americanos sob o comando de Antonio José de Sucre derrotam a Espanha a 3 mil metros de altitude, na encosta do Cerro Pichincha, um vulcão da Cordilheira dos Andes.
Essa vitória permite aos rebeldes tomar Quito no dia seguinte e assumir o controle da Real Audiência de Quito, hoje Equador. O líder das forças revolucionárias do Norte de América do Sul, Simón Bolívar, é aclamado como libertador. O Equador se junta à República da Grã-Colômbia, que reúne os países do antigo Vice-Reino de Nova Granada e se dissolve em 1830 com a independência da Venezuela e do Equador.
Depois de governar como um ditador de 1828 a 1830, Bolívar convoca uma convenção para redigir uma nova Constituição. Só Nova Granada apoia. O libertador renuncia e vai para o litoral, onde morre, perto de Santa Marta, em 17 de dezembro de 1830. A Grã-Colômbia morre junto com seu fundador.
MORSE APRESENTA O TELÉGRAFO
Em 1844, o inventor norte-americano Samuel Morse apresenta o telégrafo ao Congresso dos Estados Unidos. Em transmissão experimental, manda a mensagem "o que Deus tem feito?" para Alfred Veil, que está numa estação de rádio em Baltimore.
Morse tem a ideia em 1832, quando estuda na França, e desenvolve o projeto até 1835. Em 1838, ele e Veil criam o Código Morse, a linguagem do telégrafo. Uma década depois da demonstração no Capitólio, há 32 mil quilômetros de cabos telegráficos nos EUA.
A invenção é uma revolução nas comunicações ao permitir a comunicação instantânea a longa distância. Antes, usavam-se mensageiros, pombos-correios, tambores e sinais de fumaça.
É o marco do início da era da eletricidade e das telecomunicações, que ganham grande impulso com a invenção do telégrafo sem fio (rádio) pelo cientista italiano Guilhermo Marconi, em 1896. O sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan descreve o mundo criado na era elétrica como a Galáxia de Marconi.
ABERTA PONTE DO BROOKLYN
Em 1883, é inaugurada a Ponte do Brooklyn, sobre o Rio do Leste, ligando os bairros de Manhattan e do Brooklyn, em Nova York. Na época, é a maior ponte pênsil do mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Chester Arthur e o governador nova-iorquino e futuro presidente dos EUA, Grover Cleveland, participam da cerimônia.
NASCE BOB DYLAN
Em 1941, nasce em Duluth, Robert Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, cantor, compositor e maior poeta a história do rock, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2016.
Em seis décadas de carreira, são mais de 600 músicas, mais de 40 discos e mais de 2 mil shows. No começo, é conhecido como um cantor de protesto e canções folclóricas.
Ao ouvir The Beatles, adere à guitarra elétrica e estoura como superastro do rock. Entre suas músicas mais famosas, estão Like a Rolling Stone, Blowin' in the Wind, Mr. Tambourine Man e Forever Young. Jimi Hendrix, o maior guitarrista e único virtuose da história do rock, fez uma versão magistral de All Along the Watchtower.
MENGELE EM AUSCHWITZ
Em 1943, o campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, criado pela Alemanha nazista, recebe um novo médico, o Dr. Josef Mengele, de 32 anos.
Ele fica conhecido como o Anjo da Morte por suas experiências com os prisioneiros. Sob suas ordens, milhares recebem injeções com substâncias do petróleo ao clorofórmio. Cerca de 1,5 milhão de pessoas morrem em Auschwitz-Birkenau, sendo 1,1 milhão de judeus.
No fim da guerra, Mengele se esconde numa fazenda na Baviera e foge para a América Latina. Em 1959, recebe a cidadania paraguaia. Mais tarde, vem clandestinamente para o Brasil, onde morre em 1979. Seis anos depois, os restos mortais são exumados para confirmar a morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário