quarta-feira, 10 de julho de 2024

Hoje na História do Mundo: 10 de Julho

 JULGAMENTO DO DARWINISMO

    Em 1925, começa em Dayton, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, o Julgamento do Macaco. John Thomas Scopes, um jovem professor de ciências do ensino médio, é denunciado por ensinar a Teoria da Evolução das Espécies, do naturalista inglês Charles Darwin, que afirma que o homem descende do macaco.

Uma lei estadual do Tennessee aprovada em março daquele ano considera contravenção penal punível com multa "ensinar qualquer teoria que negue a história da criação divina do homem como ensinada pela Bíblia e que ensine, em vez disso, que o homem descende de animais inferiores."

A União Americana das Liberdades Civis (ACLU) oferece ajuda à defesa e o fundamentalista cristão William Jennings Bryan, três vezes candidato a presidente, à acusação. Depois de oito minutos de deliberações, o júri condena Scopes a pagar de multa de US$ 100.

Em 1927, o Tribunal de Justiça do Estado do Tennessee anula a decisão. A questão constitucional só é resolvida em 1968, quando a Suprema Corte derruba uma lei similar do Arkansas por violar a Emenda nº 1, que garante plena liberdade de expressão, entre outros direitos.

BATALHA HEROICA

    Em 1940, começa a Batalha da Inglaterra, um combate aéreo em que a Força Aérea Real (RAF) britânica vence a Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha, na Segunda Guerra Mundial (1939-45), impedindo que os nazistas invadam o Reino Unido.


A guerra começa com a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista, em 1º de setembro de 1939. Em 1940, o ditador Adolf Hitler se volta para o oeste. A Alemanha invade a Noruega em 9 de abril e Luxemburgo, a Holanda, a Bélgica e a França em 10 de maio.

Sem condições de enfrentar a blitzkrieg alemã, baseada em força aérea e tanques de alta velocidade, mais de 300 mil soldados franceses e britânicos deixam a França sob ataque na Retirada de Dunquerque, de 25 de maio a 4 de junho. A Itália Fascista de Benito Mussolini entra na guerra em 10 de junho. A França assina o armistício com os nazistas no mesmo vagão de trem onde a Alemanha assinara a rendição no fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18).

O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, rejeita qualquer negociação de paz com Hitler e prepara o país para resistir ao nazifascismo. A batalha aérea dura 3 meses e 3 semanas até 31 de outubro. A RAF, onde também há australianos, canadenses e poloneses, perde 1.542 soldados 1.963 aviões, e os nazifascistas 2.585 homens e 2.550 aeronaves.

"Nunca tantos deverão tanto a tão poucos", comenta o primeiro-ministro Winston Churchill ao elogiar os 1,5 mil pilotos da RAF que impedem Hitler de tomar o Reino Unido.

No meio da Batalha da Inglaterra, a Alemanha começou o bombardeio maciço a cidades britânicas conhecido como Blitz, que vai de 7 de setembro de 1940 a 11 de maio de 1941.

ALIADOS INVADEM SICÍLIA

    Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados invadem a Europa continental pela Sicília, na Itália.


 O marechal britânico Bernard Montgomery, que vence em 1942 o Afrika Corps (Exército da África) do marechal alemão Erwin von Rommel na Batalha de El-Alamein, no Egito, desembarca no Sudeste da Sicília e o 7º Exército dos Estados Unidos, sob o comando do general George Patton, entra pelo Sul. 

Em três dias, 150 mil soldados aliados estão na Itália. Em 22 de julho, Patton toma Palermo, a capital da Sicília.

A invasão aliada provoca a queda do ditador fascista Benito Mussolini, o Duce. O novo governo, do marechal Pietro Badoglio, negocia secretamente com os aliados, apesar da grande presença de tropas alemãs na Itália.

O governo Badoglio declara guerra à Alemanha em outubro de 1943, mas os nazistas libertam Mussolini e criam a República Social Italiana numa área que ainda controlam, no Norte da Itália.
Telstar 
Roma cai em junho de 1944, quando os EUA e o Reino Unido concentram suas forças na invasão da Normandia, no Noroeste da França, em 6 de junho de 1944, o Dia D. A Força Expedicionária Brasil (FEB) entra na campanha da Itália em 2 de julho de 1944.

Uma nova ofensiva aliada é lançada no fim da guerra, em abril de 1945. Em 28 de abril, Mussolini é capturado pela resistência e morto. Adolf Hitler comete suicídio dois dias depois. Em 8 de maio, a Alemanha nazista se rende. É o fim da guerra na Europa. O Japão se rende em 15 de agosto, depois das bombas atômicas jogadas pelos EUA em Hiroxima e Nagasaki e assina a rendição em 2 de setembro de 1945.

COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE

    Em 1962, os Estados Unidos lançam sobre o Oceano Atlântico o Telstar 1, o primeiro satélite de comunicação para transmitir conversas telefônicas e programas de televisão ao vivo. É o início de uma nova era nas telecomunicações.

O primeiro satélite experimental de comunicação é testado em 1960 por John Robertson Pierce, da empresa Bell Telephone Laboratories. O Echo 1 era um balão coberto de alumínio que refletia os sinais de telefonia de volta para a Terra. 

Muito mais sofisticado, o Telstar 1 amplifica o sinal até 10 mil vezes antes de rebatê-lo para outra estação terrestre. Pesa 77 quilos e funciona com a energia de baterias de níquel e cádmio recarregadas pelo Sol por 3,6 mil células fotoelétricas.

Quando o satélite se acomodou na sua órbita, com apogeu (quando está mais afastado da Terra) de 5,6 mil km, uma gigantesca antena instalada perto de Andover, no estado do Maine, começa a emitir sinais para o satélite. Minutos depois, televisores da França e do Reino Unido começam a receber uma transmissão de televisão dos EUA.

O Telstar 1 também envia mensagens de telefone, telégrafo, dados, telefotos e fac-símiles. Ele funciona com sucesso até fevereiro de 1963, quando para, talvez em consequência de testes nucleares dos EUA. Em 7 de maio de 1963, os EUA lançam o Telstar 2, mais pesado e mais alto no espaço, com apogeu de 10.720 km.

Os sucessores dos Telstars ficam em órbitas circulares mais altas e mantêm uma posição fixa em relação à Terra. Desta maneira, com três satélites é possível atingir todo o planeta.

NO SATISFACTION

    Em 1965, a banda de rock britânica The Rolling Stones chega pela primeira vez ao primeiro lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos com a música (I Can Get No) Satisfaction. É um dos maiores sucessos do grupo, que até hoje a toca no encerramento de seus concertos.

Nenhuma banda se mantém em atividade por tanto tempo quanto os Stones, um grupo de garotos da Grande Londres formado em 1962 com grande influência do blues que se apresentam como maus rapazes em contraste com The Beatles. A formação original tem, na ordem da foto, Bill Wyman, Mick Jagger, Brian Jones, Charlie Watts e Keith Richards.

Jagger e Richards fizeram 80 anos no ano passado, mas continuam rocking and rolling.

TERRORISMO FRANCÊS

    Em 1985, um atentado terrorista cometido pela França afunda o navio Rainbow Warrior, do grupo ecológico Greenpeace, no porto de Auckland, na Nova Zelândia.

O navio participa de protestos contra os testes nucleares franceses no Atol de Mururoa, no Oceano Pacífico. O fotógrafo e ativista português Fernando Pereira morre ao tentar salvar seu trabalho.

O ataque provoca grande repúdio internacional e leva ao fim dos testes nucleares da França, a única potência nuclear declarada que ainda fazia explosões nucleares experimentais. 

Em maio de 1998, a Índia e o Paquistão assumem a condição de potências nucleares com testes de bombas e mísseis. A Coreia do Norte faz a primeira explosão experimental em 9 de outubro de 2006 e mais cinco testes nucleares até hoje.

Nenhum comentário: