sexta-feira, 12 de julho de 2024

Hoje na História do Mundo: 12 de Julho

 RÁPIDO NO GATILHO

    Em 1861, Wild Bill Hickok começa a criar fama como um dos pistoleiros mais rápidos do Oeste dos Estados Unidos ao balear três homens num tiroteio no estado de Nebraska.

James Butler Hickok nasce em Homer, no estado de Illinois. Aos 18 anos, em 1855, se muda para o Kansas. Sua fama é ampliada por um perfil publicado em 1867 na revista Harper's Monthly Magazine dizendo que ele matou nove homens sozinho, um evidente exagero.

Wild Bill morre aos 39 anos, em 1876, com um tiro pelas costas.

NASCE NERUDA

    Em 1904, o poeta, diplomata e político Pablo Neruda, talvez o poeta mais importante da América Latina no século 20, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, nasce em Parral, no Chile.

Seu verdadeiro nome é Ricardo Eliécer Naftalí Reyes Basoalto, filho do ferroviário José del Carmen Reyes e de Rosa Basoalto. A mãe morre pouco depois de seu nascimento. Dois anos depois, a família de muda para Temuco, mais ao sul.

Neruda é um menino precoce. Aos 10 anos, começa a escrever poesia. O pai o desencoraja. Não dá importância aos poemas do filho. Talvez por isso o jovem poeta passa a assinar com o pseudônimo de Pablo Neruda, que adota legalmente como nome em 1946.

Tímido a solitário, Neruda se torna um leitor voraz e é estimulado a escrever pela diretora da escola feminina de Temuco, a poetisa Gabriela Mistral, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945. Ele publica seus poemas em jornais e até em revista da capital chilena.

Em 1921, ele se muda para Santiago, onde se torna professor de francês. Seu primeiro livro de poemas, Crepusculário, sai em 1923, no estilo do simbolismo e do modernismo espanhol. Seu segundo livro, Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada, é resultado de uma decepção amorosa.

Aos 20 anos, com dois livros publicados, Neruda é um dos poetas mais importantes do Chile. Decide largar o francês e se dedicar integralmente à poesia. Publica mais três livros, mas a poesia não lhe dá dinheiro para viver. Ele consegue ser nomeado cônsul honorário em Rangum, a capital da Birmânia, hoje Yangun e Mianmar.

Durante cinco anos, Neruda representa o Chile na Ásia. De Rangum, vai para Colombo, a capital do Ceilão, hoje Sri Lanka, uma ilha ao sul da Índia. Em 1930, é nomeado para Batávia, hoje Jacarta, capital das Índias Orientais Holandesas, hoje Indonésia. Lá, ele se casa com a holandesa Maria Antonieta Hagenaar.

Em 1933, Neruda é nomeado cônsul em Buenos Aires, onde conhece o poeta espanhol Federico García Lorca, um admirador de sua poesia. Eles se tornam grandes amigos. 

Quando Neruda é nomeado cônsul em Barcelona e em seguida Madri, em 1934, García Lorca o apresenta a grandes escritores espanhóis, entre eles Rafael Alberti e Miguel Hernández, militantes do Partido Comunista Espanhol, que influenciam Neruda politicamente.

Na segunda edição ampliada de Residência, Residência na terra: 1925-35, publicada em dois volumes em 1935, Neruda sai da poesia altamente pessoal e às vezes hermética para uma linguagem mais clara e acessível que reflete suas preocupações sociais.

Com o fim do primeiro casamento, em 1936, ele se casa com a jovem argentina Delia del Carril. No mesmo ano, começa a Guerra Civil Espanhola (1936-39). García Lorca é executado pelos franquistas em 19 de agosto de 1936. Alberti e Hernández vão para a guerra. Neruda deixa a Espanha e tenta arrecadar dinheiro para os republicanos. Ele publica Espanha em meu coração para levantar dinheiro para a luta.

De volta a Santiago em 1937, Neruda entra na vida pública. Dá aulas, faz recitais de poesia, defende os republicanos na Espanha e apoia o governo de centro-esquerda do Chile. Em 1939, é nomeado cônsul em Paris, onde ajuda exilados espanhóis a procurar asilo na América Latina.

Em 1940, vai para a Cidade do México, onde começa a escrever Canto Geral. Neruda tinha ido a Machu Picchu e escrito Alturas de Machu Picchu em homenagem à cidade sagrada e perdida da civilização inca. Canto Geral celebra a América Latina, sua natureza, história, luta pela liberdade e a civilização pré-colombiana, mas também o ditador soviético Josef Stalin, de quem os comunistas eram fiéis seguidores.

O poeta volta ao Chile em 1943. Em 1945, entra para o Partido Comunista e é eleito senador. Em 1946, apoia Gabriel González Videla, candidato de esquerda que no poder dá uma guinada à direita. Sentindo-se traído, Neruda publica carta aberta criticando o presidente. É expulso do Senado e foge para não ser preso. Em fevereiro de 1948, atravessa a Cordilheira dos Andes a cavalo durante a noite com o manuscrito de Canto Geral na sela.

No exílio, Neruda visita a União Soviética, a Polônia, a Hungria e o México. onde encontra Matilde Urrutia, uma chilena que conhecera em 1946 e seria sua mulher até o fim da vida. Ela inspirou alguns dos mais lindos poemas de amor do século 20.

Ele volta ao Chile em 1952 e tem um período de grande produção literária. Em 1970, apoia a candidatura de Salvador Allende pela Frente Popular. É nomeado embaixador em Paris. Descobre um câncer na próstata antes de receber o Nobel de Literatura de 1971 por "uma poesia que, com ação de uma força elementar, dá vida ao destino e aos sonhos de um continente."

Oficialmente Neruda morreu em consequência do câncer, mas, em 2023, uma investigação concluiu que ele foi envenenado pela ditadura militar chilena em 23 de setembro de 1973, dias depois do golpe do general Augusto Pinochet, em 11 de setembro, e do suicídio de Allende.

Suas memórias estão em Confesso que vivi, publicado em 1974.

HELICÓPTERO PRESIDENCIAL  

    Em 1957, Dwight Eisenhower é o primeiro presidente dos Estados Unidos a usar uma nova tecnologia da aviação: o helicóptero.

Os helicópteros começam a ser testados em 1947. São necessários dez anos para começarem a ser usados pelo presidente para pequenas viagens oficiais. Eisenhower sugere ao Serviço Secreto, que considera o helicóptero mais seguro do que uma caravana de automóveis.

PRIMEIRO SHOW DOS STONES

    Em 1962, um grupo de garotos ingleses inspirados por rock e blues fazem no Marquee Club, em Londres, seu primeiro show como Rollin' Stones, com Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Ian Stewart e Dick Taylor.

Depois de deixar o grupo Blues Incorporated, Brian Jones bota um anúncio na revista Jazz Weekly de 2 de maio de 1962 em busca de músicos para formar uma nova banda. Stewart é o primeiro a responder. Em junho, Jagger, Richards e Taylor se juntam a eles.

No primeiro ensaio, Geoff Bradford e Brian Knight decidem não fazer parte do grupo por não querer tocar as músicas de Chuck Berry e Bo Didley de preferência de Mick e Keith.

Bill Wyman faz um teste num pub do bairro londrino de Chelsea em 7 de dezembro de 1962 para substituir Dick Taylor. A formação clássica (foto), com Jagger, Richards, Jones, Wyman e Charlie Watts na bateria toca junto pela primeira vez em 12 de janeiro de 1963 no Ealing Jazz Club.

No início, o líder da banda é Brian Jones. Richards conta que ele escolheu o nome da banda. Durante entrevista telefônica à revista Jazz News, o repórter pergunta: "Qual o nome da banda?" Jones olha para um disco de Muddy Waters jogado no chão. Uma das musicas é Rollin' Stone. Ele responde: "The Rolling Stones."

PRIMEIRA MULHER CANDIDATA

    Em 1984, a deputada federal Geraldine Ferraro é indicada candidata a vice-presidente na chapa de Walter Mondale, do Partido Democrata. Torna-se a primeira mulher a fazer parte de uma chapa de um grande partido em uma eleição presidencial nos Estados Unidos.

Quatro dias antes, ao abrir a Convenção Nacional Democrata, o governador de Nova York, Mario Cuomo, ataca a descrição que o presidente Ronald Reagan (1981-89) fazia dos EUA como "uma cidade brilhante no alto de uma colina", citando a pobreza e o conflito racial. A candidatura feminina não salva a chapa.

Mondale, vice-presidente no governo Jimmy Carter (1977-81), e Ferraro perdem a eleição para Reagan e George Bush em todos os estados, menos em Minnesota, o estado natal do candidato.

Em 2021, a senadora Kamala Harris se torna a primeira mulher vice-presidente. A ex-secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton disputa a Casa Branca em 2016. Favorita nas pesquisas, ganha por 2,8 milhões no voto popular, mas perde para Donald Trump no Colégio Eleitoral.  

Nenhum comentário: