O papa Francisco revelou que está negociando a paz na Ucrânia. Francisco visitou a Hungria, governada pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, um extremista de direita que talvez hoje seja o único aliado do ditador russo Vladimir Putin na União Europeia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez vários apelos por diálogo. Mas quem tem poder mesmo sobre Putin é a China.
Na semana passada, o ditador chinês, Xi Jinping, falou pela primeira vez desde o início da guerra, há um ano e dois meses, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Xi prometeu enviar uma missão de paz a Kiev para chegar ao que chamou de "uma solução negociada" para a "crise ucraniana".
Durante uma hora de conversa que Zelensky descreveu como produtiva, Xi não falou em guerra, em linha com o discurso de Putin, que chama a guerra de "operação militar especial". Ontem, os Estados Unidos estimaram que pelo 20 mil soldados russos morreram na Ucrânia e outros 80 mil foram feridos. A Rússia admite muito menos mortes. Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário