FIM DA INDOCHINA FRANCESA
Em 1954, depois de 57 dias de cerco, os guerrilheiros comunistas do Viet Minh, sob o comando do general Vo Nguyen Giap, obtém uma vitória decisiva contra a França na Batalha de Dien Bien Phu, no Nordeste do Vietnã, e acabam com a Indochina Francesa, fundada em 1887, que dominava o Laos, o Camboja e o Vietnã.
Em 1946, quando a França tenta reimpor o regime colonial, começa a Guerra da Indochina (1946-54). Quando termina, o acordo de paz mediado pelas Nações Unidas divide o Vietnã ao longo do paralelo 17º Norte em Vietnã do Norte e do Sul, e propõe a realização de eleições em dois anos para unificar o país.
Como os comunistas liderados por Ho Chi Minh são favoritos, os Estados Unidos, superpotência líder do capitalismo, ocupam o espaço geopolítico dos decadentes impérios britânico e francês – e vetam as eleições.
Em 1955, começa a Segunda Guerra da Indochina ou Guerra do Vietnã (1955-75), que termina em 30 de abril de 1975, com a queda de Saigon, hoje Cidade de Ho Chi Minh, e do regime-fantoche sustentado pelos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário