FIM DA REPÚBLICA INGLESA
Em 1660, com a chegada a Dover do rei Carlos II, vindo do exílio, começa a restauração da monarquia na Inglaterra, depois de 11 anos de uma ditadura militar republicana inicialmente liderada por Oliver Cromwell.
O rei anterior, Carlos I, pai de Carlos II, foi decapitado em 30 de janeiro de 1649, em meio à Guerra Civil Inglesa ou Revolução Puritana, que opõe os monarquistas (católicos) à maioria protestante no Parlamento.Cromwell morre em 1658 e é condenado postumamente por traição. Seu cadáver é exumado e enforcado. Em 1688, a Revolução Gloriosa derruba Jaime II, irmão de Carlos II, último rei católico da Inglaterra e da Escócia, e estabelece a supremacia do Parlamento
EUA COMEÇAM A REDIGIR A CONSTITUIÇÃO
Em 1787, começa na Filadélfia a Convenção Constitucional, que redige a Constituição dos Estados Unidos, com a participação de pais da pátria como George Washington, James Madison e Benjamin Franklin.
Washington, o comandante do Exército Continental na Guerra da Independência (1775-83), delegado da Virgínia, é eleito presidente. Em 17 de setembro de 1787, a Constituição é assinada por 38 dos 41 convencionais presidente. Entra em vigor em 4 de março de 1789, depois de ser ratificada por 9 dos 13 estados.
LINCOLN SUSPENDE HABEAS CORPUS
Em 1861, durante a Guerra da Secessão (1861-65), o presidente Abraham Lincoln suspende o direito de habeas corpus nos Estados Unidos.
O deputado estadual John Merryman, do estado de Maryland, é preso no Forte McHenry sob a acusação de tentar impedir as forças do Norte de ir de Baltimore para Washington. Seu advogado imediatamente faz um pedido de habeas corpus.O presidente da Suprema Corte, Roger Taney, decide que o presidente não tem autoridade para fazer isso, mas Lincoln ignora, afirmando que a medida é necessária para evitar a divisão do país na Guerra Civil entre os estados do Norte, que querem manter a União, e os do Sul, que querem se separar.
Cinco anos mais tarde, depois da morte de Lincoln, em 1865, o supremo tribunal americano confirma a decisão de Taney. Em outro caso, a Suprema Corte decide que só o Congresso pode suspender o direito de habeas corpus e que os civis não podem ser julgados por tribunais militares mesmo em tempo de guerra.
PRISÃO DE OSCAR WILDE
Em 1895, o escritor, poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde É preso depois de ser condenado a dois anos de cadeia por "indecência grosseira".
Wilde é gay e processa John Douglas, pai de seu amante Alfred Douglas, que o acusara de "sodomia". A homossexualidade era crime no Reino Unido até 1967, por força de leis e de uma visão moralista que vinham da era vitoriana (1837-1901).KENNEDY E A VIAGEM À LUA
Em 1961, o presidente John Kennedy anuncia a intenção de enviar astronautas dos Estados Unidos à Lua antes do fim da década.
"Queremos ir à Lua não por ser fácil, mas por ser difícil", declarou JFK ao pedir dinheiro ao Congresso.Em 12 de abril, o soviético Yuri Gagarin tinha se tornado o primeiro homem a viajar pelo espaço e descobrir: "A Terra é azul." Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Sua frase foi: "Um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a humanidade."
GUERRA NAS ESTRELAS
Em 1977, estreia Guerra nas Estrelas, de George Lucas, o primeiro filme da série que fez história. Fatura US$ 800 milhões nas bilheterias do mundo inteiro.
As armaduras assustadoras do vilão Darth Vader, do Império do Mal, são copiadas pela ditadura militar que então governava a Coreia do Sul. Logo, são lançadas as continuações O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Depois, os direitos são comprados pelos estúdios Disney, que dá continuidade a série com novos filmes e mais a produzir.ASSASSINATO DE GEORGE FLOYD
Em 2020, o policial Derek Chauvin mata o cidadão negro George Floyd ao esmagar seu pescoço com o joelho por 9 minutos e 25 segundos na cidade de Mineápolis, nos EUA.
Floyd era suspeito de passar uma nota de US$ 20 falsa numa loja. O assassinato, gravado em vídeo por testemunhas, provoca revolta e uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial que se espalha pelo mundo inteiro.Chauvin é condenado a 22 anos e meio de cadeia. Os outros três policiais que participaram da operação são condenados pela Justiça Federal por violar os direitos de Floyd e pela Justiça Estadual de Minnesota.
No primeiro aniversário da morte, o presidente Joe Biden recebe a família de Floyd na Casa Branca. Uma irmã dele, Bridgett, rejeita o convite alegando que Biden não cumpriu a promessa de aprovar uma lei contra a violência policial.
A Câmara dos Representantes, dominada pelo Partido Democrata, aprova um projeto que enfrenta resistência no Senado, onde os democratas têm apenas um voto a mais. Os republicanos são contra o fim da "imunidade qualificada", que dificulta a responsabilização de policiais que matam no exercício da função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário