quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Hoje na História do Mundo: 27 de Novembro

 URBANO II LANÇA CRUZADAS

    Em 1095, no discurso mais importante da Idade Média, durante o Concílio de Clermont, na França, o papa Urbano II lança as Cruzadas ao convocar todos os cristãos da Europa para a guerra santa contra os muçulmanos para reconquistar Jerusalém.

Odo de Lagery nasce em 1042 e se torna protegido do papa Gregório VII, um reformista. Antes de ser eleito papa, em 1088, Urbano faz campanha contra a venda de serviços da Igreja.

Em 1077, o Império Seljúcida (turco) toma Jerusalém e começa a barrar o acesso de cristãos à Cidade Sagrada para três religiões. Quando os turcos seljúcidas ameaçam invadir o Império Romano do Oriente ou Império Bizantino e tomar sua capital, Constantinopla, o imperador Alexis I recorre ao papa.

Jesus Cristo orientou os homens a se amarem uns aos outros. O papa Urbano II mandou matar os infiéis.

Ao todo, 60 a 100 mil pessoas atendem à convocação de Urbano II e marcham rumo à Terra Santa na Primeira Cruzada (1096-99), a única das nove cruzadas a tomar Jerusalém. Urbano II morre em 1099 duas semanas depois da queda de Jerusalém para os cristãos, mas a notícia ainda não havia chegado à Europa. 

O Reino Cristão de Jerusalém dura até 1291, primeiro com capital em Jerusalém e depois em Acre.

PRÊMIOS NOBEL

    Em 1895, com fundos do testamento de Alfred Nobel, o engenheiro, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, nascem os Prêmios Nobel, os mais prestigiados do mundo por grandes conquistas intelectuais.

Alfred Bernhard Nobel nasce em 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, na Suécia. Desde criança mostra grande curiosidade intelectual. Ele aprende fundamentos de engenharia com o pai e se interessa por explosivos.

Depois de várias falências, o pai se muda para São Petersburgo, na Rússia, onde fabrica máquinas industriais e explosivos usados em mineração. O resto da família se muda para São Petersburgo em 1842. Com dinheiro, educa o jovem Alfred. Aos 16 anos, ele tem conhecimentos de química e fala várias línguas: inglês, francês, alemão, russo e sueco.

Alfred Nobel deixa a Rússia em 1850. Estuda química em Paris durante um ano e vai para os Estados Unidos. Volta a São Petersburgo em 1852 e trabalha na fábrica do pai, que fabrica equipamentos miitares durante a Guerra da Crimeia (1853-56), perdida pela Rússia.

Com o fim da guerra, a fábrica tem dificuldades para reorientar a produção para a fabricação de máquinas para navios a vapor. Quebra em 1859.

A família volta para a Suécia, onde Alfred faz experiências com explosivos, especialmente nitroglicerina, um novo explosivo líquido poderoso mas instável, difícil de manipular. Em 1863, ele cria um detonador de madeira com um pó preto enfiado num recipiente metálico contendo nitroglicerina. No ano seguinte, uma explosão de nitroglicerina mata seu irmão Emil. Em 1865, ele aperfeiçoa o detonador, o que inaugura a era dos grandes explosivos.

A segunda invenção importante de Alfred Nobel é a dinamite, em 1867. Ele consegue patentear a invenção no Reino Unido em 1867 e nos EUA em 1868, o que lhe dá prestígio mundial. Nos anos 1870 e 1880, Nobel instala fábricas de dinamite pela Europa.

Seus irmãos Ludvig e Robert fazem fortuna explorando o petróleo do Mar Cáspio em Baku, a capital do Afeganistão, grande centro de produção no início da era do petróleo.

Além de explosivos, Alfred Nobel é responsável por muitas outras invenções, como seda artificial. Ao todo, registra mais de 350 patentes. Pacifista, sonha que suas invenções possam levar à paz. Ao morrer de hemorragia cerebral en San Remo, na Itália, deixa mais de 90 fábricas de explosivos e munição. 

Quando seu testamento é aberto, em Paris, em 27 de novembro de 1895, a família descobre que ele deixa a maior parte de sua fortuna num banco da Suécia para criar os prêmios que levam seu nome. Os primeiros prêmios Nobel são entregues em 1901, com cinco categorias: medicina e fisiologia, química, física, literatura e paz. O prêmio de economia é criado em 1968 pelo Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia, e atribuído pela primeira vez em 1969.

TRANQUILO E INFALÍVEL

    Em 1940, nasce em São Francisco, na Califórnia, o ator, mestre de kung fu e ídolo da cultura pop Bruce Lee, talvez o lutador de artes marciais mais influente de todos os tempos.

Seu pai, um ator de ópera chinês, está em turnê nos Estados Unidos. Em 1941, volta para Hong Kong, na época uma colônia britânica. 

Bruce é criado em Hong Kong, onde faz 20 filmes como ator mirim, estuda dança e kung fu. Em 1959, ele volta aos EUA, onde estuda na Universidade de Washington, abre uma academia de artes marciais em Seattle e dá aulas particulares para celebridades como Steve McQueen.

Na busca de papéis que Hollywood não lhe oferece, Bruce Lee volta para Hong Kong em 1970 e se torna herói de filmes de ação como O Voo do Dragão, em que escreve o roteiro, dirige e estrela.

Bruce Lee morre em 20 de julho de 1973 de um edema cerebral causado provavelmente por analgésicos, um mês antes do lançamento de Operação Dragão, seu maior sucesso de bilheteria, que fatura US$ 200 milhões.

ÚNICO VIRTUOSE DO ROCK

    Em 1942, nasce em Seattle, no Noroeste dos Estados Unidos, James Marshall Hendrix, mais conhecido como Jimi Hendrix, descendente de afroamericanos e de índios cherokee, o maior guitarrista de todos os tempos e único virtuose da história do rock.

Hendrix entra para o Exército como paraquedista em 1959. É dispensado com honra em 1961 depois de fraturar um tornozelo num salto.

Quando toca na noite de Nova York, Hendrix é descoberto por Chas Chandler, baixista da banda The Animals, que o leva em 1966 para Londres, na época a meca dos guitarristas, onde ele forma a banda The Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. 

Eric Clapton, do Cream, e Pete Townshend, de The Who, rivais na disputa para ver quem é o melhor guitarrista da Inglaterra, se tornam amigos assistindo aos shows de Jimi no Marquee Club.

Depois do sucesso na Inglaterra, Hendrix volta aos EUA para participar do Festival de Monterrey, em 1967, quando estoura definitivamente, destrói e incendeia a guitarra. Ele seria uma das principais atrações dos festivais de Woodstock, em 1969, encerrado com sua versão distorcida do Hino dos EUA, e da Ilha de Wight, em 1970, antes de morrer prematuramente aos 27 anos em Londres, em 18 de setembro de 1970, de uma dose excessiva de soníferos.

Nenhum comentário: