sábado, 11 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 11 de Junho

 PRIMEIRO DE SEIS CASAMENTOS REAIS

    Em 1509, Henrique VIII, da Inglaterra, casa com a primeira de suas seis mulheres, Catarina de Aragão, filha dos reis católicos da Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castela. 

Henrique VIII é filho de Henrique VII, que ascende ao trono depois de derrotar Ricardo III na Batalha de Bosworth, em 1485, no fim da Guerra das Duas Rosas (1455-87). Queria um filho homem para herdar o trono e acabar com as guerras de príncipes pretendentes à coroa.

Como Catarina teve uma filha mulher, Maria I, Henrique VIII se divorciou para casar com Ana Bolena. Para isso, fez a reforma protestante na Inglaterra. Ana Bolena lhe deu outra filha, Elizabeth I, a rainha mais poderosa da história do país.

A terceira mulher, Jane Seymour, teve um filho homem. Mas Eduardo VI era fraco e morreu antes de completar 16 anos, depois de 6 anos no trono. Maria I e Elizabeth I disputaram o trono, numa guerra civil entre católicos e protestantes.

GUARDA NACIONAL GARANTE ENTRADA DE NEGROS EM UNIVERSIDADE

    Em 1963, por ordem do presidente John Kennedy, a Guarda Nacional rompe o bloqueio imposto pelo governador George Wallace na Universidade do Alabama em Tuscaloosa e garante o acesso de dois jovens negros, James Hood e Vivian Malone.

Wallace, um dos mais notórios racistas da história dos Estados Unidos foi eleito em 1962 com uma plataforma claramente racista: "Segragação agora! Segregação amanhã! Segregação para sempre!"

A Suprema Corte havia decidido em 1954 que a segregação era inconstitucional. Kennedy estava determinado a aplicar a decisão. Em 10 de junho, federalizou a Guarda Nacional do Alabama.

FIM DA GUERRA COM OCUPAÇÕES QUE PERSISTEM ATÉ HOJE

    Em 1967, termina a Guerra dos Seis Dias com ampla vitória de Israel sobre o Egito, a Síria e a Jordânia, e a ocupação da Península do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e das Colinas do Golã. Cessaram as hostilidades, mas este é um conflito que existe até hoje com a questão dos territórios árabes ocupados.

Nenhum comentário: