sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Advogados negam culpa de Trump pelo assalto ao Congresso

A defesa de Donald Trump no julgamento do segundo impeachment no Senado alegou hoje que o ex-presidente convocou seus seguidores para uma luta pacífica e não pode ser responsabilizado pelo ataque ao Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos.

Como deputados do Partido Democrata fizeram ao acusar, os três defensores de Trump também usaram um vídeo. Para descaracterizar a linguagem do ex-presidente como de incitação à insurreição, apresentaram uma montagem com líderes democratas usando repetidas vezes a palavra "luta" em contextos completamente diferente.

Trump sempre incitou seus seguidores a agredir possíveis adversários infiltrados em seus comícios, aplaudiu quando jornalistas foram agredidos, além de cortejar o apoio político de milícias e grupos armados de extrema direita.

Uma coisa é lutar politicamente para vencer a eleição e chegar ao poder. Outra, completamente diferente, é mobilizar seguidores fanáticos para mudar o resultado de uma eleição perdida. A defesa alegou "cultura do cancelamento constitucional". A votação final deve ser realizada neste sábado à noite. Meu comentário:

Nenhum comentário: