O Congresso dos Estados Unidos está reagindo contra a entrega do controle de seis portos americanos (Nova Iorque, Nova Orleans, Baltimore, Filadélfia, Miami e Newark) para a empresa Dubai Ports World, dos Emirados Árabes Unidos.
Dois dos 19 terroristas suicidas que atacaram os EUA em 11 de setembro de 2001 nasceram nos Emirados e vários outros partiram de lá para o território americano. Por isso, diversos deputados, senadores e governadores, inclusive do Partido Republicano, vêem um risco à segurança nacional dos EUA.
O presidente George Walker Bush defendeu-se argumentando que os EAU são um país aliado na “guerra contra o terrorismo. Mas o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, admitiu na quarta-feira, 22 de fevereiro, que o presidente não sabia que a Dubai Ports World está assumindo o controle da companhia britânica Peninsular & Oriental Steam Navigation, que detém concessões para operar os seis portos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário