terça-feira, 19 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 19 de Julho

QUEDA DE LADY JANE

    Em 1553, nove dias depois de se tornar rainha da Inglaterra, Lady Jane Grey é deposta para dar o trono a sua prima Maria TudorAos 15 anos, bonita e inteligente, Lady Jane hesita antes de aceitar a coroa que lhe custaria a vida.

Lady Jane era bisneta de Henrique VII, que fundou a Dinastia Tudor ao ascender ao trono depois de vencer Ricardo III na Batalha de Bosworth, em 22 agosto de 1485, pondo fim à Guerra das Duas Rosas (1455-85), e prima do rei Eduardo VI, o herdeiro homem com que Henrique VIII tanto sonhava.

Eduardo VI era fraco. Reinou apenas seis anos. Quando pega tuberculose e está mal, o sogro de Lady Jane convence o rei a indicá-la como sucessora por ser protestante, ao contrário de Maria Tudor, filha de Catarina de Aragão, da dinastia real da Espanha.

Quando Eduardo VI morre, em 6 de julho de 1553, quatro dias depois Lady Jane é proclamada rainha da Inglaterra. Dois dias depois, o sogro John Dudley parte para enfrentar o exército de Maria Tudor. Durante sua ausência, o Conselho Real destitui Lady Jane e declara Maria I como rainha da Inglaterra.

O sogro foi executado em 23 de agosto. A rainha breve e o marido são poupados por serem jovens. No início de 1554, o pai de Lady Jane, Henry Grey, lidera uma revolta contra Maria I, que anunciara casamento com Felipe II, da Espanha.

Para esmagar a revolta, em 12 de fevereiro, Lady Gray e o marido, Guilford Dudley, foram executados na Torre de Londres, onde havia sido executada Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII e mãe de Elizabeth I, a rainha protestante que destronaria a meia-irmã católica Maria I.

DESCOBERTA PEDRA DA ROSETA

     Em 1799, durante a campanha de Napoleão Bonaparte no Egito, um soldado do Exército da França descobre a 50 quilômetros a leste de Alexandria a Pedra da Roseta, que permitiu decifrar a escrita hieroglífica do Egito Antigo. A pedra, encontrada perto da cidade de Roseta, tinha inscrições em três línguas: grego, egípcio hieroglífico e egípcio comum.

Os gregos dizem que a Pedra da Roseta foi gravada em homenagem ao rei Ptolomeu V no século 2 antes de Cristo. O texto em grego informava que os outros são exatamente iguais. Assim, seria possível decifrar os hieróglifos, um segredo de 2 mil anos.

Quando Napoleão invadiu o Egito, em 1798, levou consigo uma equipe de historiadores e acadêmicos para levar tesouros culturais para a França. Ao derrotar os franceses, em 1801, os britânicos tomaram a Pedra da Roseta, que está hoje no Museu Britânico, em Londres.

A escrita do Egito Antigo é decifrada pelo egiptólogo francês Jean-François Champollion.

FAMA DE GRANDE ATIRADOR

    Em 1879, Doc Holliday mata pela primeira vez durante um tiroteio no Novo México. Apesar de sua tremenda fama como grande atirador, Holliday se envolve ao todo em apenas mais um tiroteio e só mata dois homens comprovadamente.

VITÓRIA DA REVOLUÇÃO SANDINISTA 

    Em 1979, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) toma o poder em Manágua, acabando com décadas de ditadura da família Somoza na Nicarágua. A vitória é resultado de uma luta guerrilheira iniciada com o assassinato do ditador Anastasio Somoza García, em 1956, sucedido pelo filho mais velho, Luis Somoza Debayle, que morreria em 1967.

O poder passou então outro filho de Anastasio Somoza García, Anastasio Somoza Debayle. A Frente Sandinista de Libertação Nacional nasce no início dos anos 1960, sob a inspiração da Guerra Civil Espanhola e da Revolução Cubana.

Quando toma o poder, o comandante Daniel Ortega se torna presidente e governo a Nicarágua com a Junta dos Nove Comandantes até perder a eleição de 1990 para Violeta Chamorro, viúva do jornalista Pedro Joaquín Chamorro, cujo assassinato em 1978 aumentara a revolta contra a ditadura somozista.

Ortega voltou à Presidência em 2007 e não largou mais. É o novo Somoza. Com uma Corte Suprema submissa, conquistou o direito de se candidatar quantas vezes quiser. Em 2018, esmagou uma revolta popular com mais de 320 mortes. Em 2021 mandou prender seis candidatos em potencial da oposição na eleição presidencial de 7 de novembro do ano passado. Outro fugiu do país.

Nenhum comentário: