sábado, 30 de outubro de 2021

Hoje na História do Mundo: 30 de Outubro

IMPÉRIO OTOMANO SE RENDE

    Em 1918, o comandante naval do Império Britânico no Mar Egeu negocia uma trégua com o Império Otomano (turco), que assim encerra sua participação na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

O Império Otomano, em declínio desde o século 17, fica neutro no início da guerra, em julho e agosto de 1914, mas em outubro faz aliança com a Alemanha e entra na guerra do lado dos Poderes Centrais, que formam com a Itália a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). A Itália não entra na guerra, alegando que a aliança era defensiva e que os impérios germânicos eram os agressores. 

Os turcos defendem a Península de Gallipoli contra uma maciça invasão dos aliados da Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia) em 1915 e 1916, mas são derrotados pela Revolta Árabe (1916-18), apoiada pelo Reino Unido, e a Rússia.

A trégua assinada entre o Reino Unido e o Império Otomano irrita o primeiro-ministro da França, Georges Clemanceau. 

Com a dissolução do Império Otomano no pós-guerra, a França e o Reino Unido receberam mandatos da Liga das Nações para administrar o Oriente Médio. A França fica com o que hoje é a Síria e o Líbano. O Império Britânico fica com a Palestina, a Península Arábica e o que hoje é o Iraque. Nasce a República da Turquia. O Irã sempre foi independente.

GUERRA DOS MUNDOS

    Em 1938, um programa de radioteatro feito por Orson Welles com base no livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, uma ficção sobre a invasão da Terra por marcianos, causa pânico, mas não muito, porque a audiência é pequena.

O programa começa às 20h e anuncia que será baseado no livro. É a era de ouro do rádio e domingo à noite é o horário nobre do rádio nos Estados Unidos. Milhões de pessoas estão na audiência, mas a maioria ouve um programa humorístico na NBC e só muda para o programa de Orson Welles às 20h12. Não houve a explicação inicial e sintoniza quando a invasão marciana está em andamento.

A transmissão simula um programa comum interrompido por boletins de notícias de última hora: um observatório astronômico registra explosões em marte, um grande meteoro cai numa fazenda em Nova Jérsei, marcianos começam a desembarcar de um grande cilindro metálico no local da queda.

Com arma de raios quentes, os invasores aniquilam uma força de 7 mil homens da guarda nacional. Sob um bombardeio de artilharia, espalham nuvens de veneno. Outros cilindros descem em Chicago e São Luís. Atores fazem papel de repórteres e terráqueos aterrorizados, em meio a uma trilha sonora assustadora.

Depois de investigar o caso, a Comissão Federal de Comunicações conclui que nenhuma lei foi violada. As emissores prometem ser mais cuidadosas com seus programas.

Orson Welles ganha um contrato em Hollywood e dirige o Cidadão Kane, considerado um dos melhores filmes da história do cinema.

LUTA DO SÉCULO

    Em 1974, aos 32 anos, Muhammad Ali vence George Foreman, de 25 anos, em Kinshasa, no Zaire, e se torna campeão mundial de boxe peso-pesado pela segunda vez. É o segundo campeão da categoria a conseguir isso.

Ali nasce em 17 de janeiro de 1942. É batizado como Cassius Marcellus Clay, nome que repudia porque os negros norte-americanos eram batizados com o sobrenome do senhor de escravos. Um mês depois de vencer Sonny Liston, em 25 de fevereiro de 1964, e se tornar campeão mundial, anuncia sua conversão ao islamismo e a mudança de nome para Muhammad Ali.

Ele perde o título em 1967 por recusar o recrutamento para a Guerra do Vietnã. Na volta, sofre sua primeira derrota profissional para o campeão mundial Joe Frazier em decisão unânime por pontos, em 8 de março de 1971, na primeira luta do século. A vitória na segunda luta contra Frazier o qualifica para disputar o título com Foreman.

O Choque (ou Estrondo) na Selva é o nome dado pelo promotor da luta Don King. O ditador do Zaire (hoje República Democrática do Congo), Joseph Mobutu, pagou US$ 5 milhões a cada lutador na esperança de atrair a atenção mundial para as belezas e as riquezas minerais do país que empobreceu, acumulando uma fortuna estima em 4 a 15 bilhões de dólares.

A luta começa às 4h30 para se adaptar ao horário dos Estados Unidos. Mais jovem e mais forte, Foreman parte para o ataque com seus golpes demolidores, mas cansa e perde potência a partir do quinto assalto. No oitavo, vai à lona. O juiz termina a contagem quando faltavam dois segundos para terminar o assalto.

Ali perde o título para Leon Spinks por pontos, em decisão que divide os jurados, em 15 de fevereiro de 1978, mas vence o rival em 15 de setembro de 1978, tornando-se o único boxeador a ser campeão três vezes.

Muhammad Ali se aposenta em 1981, depois de levar 200 mil socos durante a carreira. As pancadas na cabeça causaram a doença de Parkinson.

QUEBEC CANADENSE

    Em 1995, por 50,6% a 49,4%, o movimento Quebec Livre perde um plebiscito para se tornar independente do Canadá. 

Os franceses são os primeiros a colonizar o que hoje é o Canadá, mas perdem suas possessões no Norte da América do Norte e da Índia para o Império Britânico na Guerra dos Sete Anos (1756-63). Em 1867, o Quebec se une às províncias anglófonas para formar o Canadá.

O movimento pela independência ganha força em 1967, com a fundação do Partido Quebequense. Em 1980, um plebiscito sobre a separação perde por 60% a 40%. O plebiscito de 1995 é até hoje a maior à ameaça à unidade do Canadá.

Nenhum comentário: