PEREGRINOS DO MAYFLOWER
Em 1620, o navio Mayflower sai de Plymouth, na Inglaterra, rumo à colônia da Virgínia, fundada em 1607, com 102 pessoas a bordo, mas tempestade e erros de navegação desviaram a embarcação para a costa de Massachusetts, onde chegaram em 21 de novembro.
GRITO DE DOLORES
Em 1810, o padre católico Miguel Higaldo y Costilla dá o Grito de Dolores, uma declaração lida na cidade de Dolores pedindo o fim de 300 anos de dominação espanhola, marco do início da Guerra da Independência do México.
GANDHI INICIA GREVE DE FOME
Em 1932, preso na cadeia de Yerwada, em Pune, Mohandas Gandh, o Mahatma (Grande Espírito), maior herói da independência da Índia, começa greve de fome de protesto contra decisão do Império Britânico de separar o sistema eleitoral por castas.
Sob influências das ideias do escritor e naturalista americano Henry David Thoreau, pioneiro da desobediência civil e do escritor russo Leon Tolstói, Gandhi lança nos anos 1920 campanhas de resistência pacífica na luta contra o imperialismo, a satiagraha (insistência na verdade).
É preso, solto e convidado para representar o Partido do Congresso numa conferência em Londres. Ao voltar à Índia, em janeiro de 1932, começa nova campanha de desobediência civil.
Com a "greve de fome até a morte", Gandhi repudia a Constituição imposta pelo império, que dá às castas inferiores, aos intocáveis, uma representação política separada por 70 anos. Gandhi alega a medida consolida a discriminação social no país.
Gandhi vinha de uma casta superior, de mercadores, mas defendia a emancipação dos harijans (filhos de Deus).
A Índia conquista a independência em 15 de agosto de 1947. Gandhi inicia sua última greve de fome em 12 de janeiro de 1948 para pressionar hindus e muçulmanos a cessarem a violência em Nova Déli, a capital do país.
Menos de duas semanas depois de encerrar o jejum, o extremista hindu Nathuram Godse mata Gandhi com três tiros no peito. Godse era membro do grupo extremista Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), ao qual é ligado o atual primeiro-ministro ultranacionalista hindu Narendra Modi, um fascista que persegue muçulmanos e ameaça a maior democracia do mundo.
GOLPE DERRUBA PERÓN
Em 1955, um golpe militar liderado pelo general Eduardo Lonardi, chamado de Revolução Libertadora, derruba o presidente e general Juan Domingo Perón, um líder populista que até hoje domina a política argentina.
MORTE DE MARIA CALLAS
Em 1977, a soprano americana de origem grega Maria Callas, uma das maiores cantoras de ópera da história, morre em Paris aos 53 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário