quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 15 de Setembro

GUERRA DE TRINCHEIRAS

    Em 1914, depois da Batalha do Marne, em que os aliados detém a ofensiva da Alemanha na França e na Bélgica, os dois lados começam a cavar as primeiras trincheiras na frente ocidental. A guerra que todos esperavam que fosse breve se arrastaria por quatro ano.

No momento de maior extensão, as trincheiras iam da costa da Bélgica no Mar do Norte até a região da Alsácia, na fronteira da Suíça.

TANQUES EM GUERRA

    Em 1916, na Batalha do Somme, o tanque de guerra entra em combate pela primeira vez, como parte do Exército Real britânico.

BATALHA DA INGLATERRA

    Em 1940, a Força Aérea Real derruba 46 aviões da Luftwaffe que invadem o espaço aéreo britânico, se impondo sobre a Alemanha na Batalha da Inglaterra, uma batalha aérea decisiva para impedir a invasão da Grã-Bretanha pelos nazistas.

EUA CONTRA-ATACAM NA COREIA

    Em 1950, sob o comando do general  Douglas McArthur, fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcam na Península de Inchon, na Coreia do Sul, e conquistam uma vitória decisiva para rechaçar a invasão norte-coreana na Guerra da Coreia.

ALI TRÊS VEZES CAMPEÃO MUNDIAL

    Em 1978, Muhammad Ali vence Leon Spinks e se torna campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado pela terceira vez.

GRANDE RECESSÃO

    Em 2008, o banco de investimentos americano Lehman Brothers declara falência, deflagrando uma crise econômico-financeira que seria conhecida como Grande Recessão, com impacto no mundo inteiro. Foi o dia em que Wall Street, o centro financeiro de Nova York fale o mundo, destruindo o mito neoliberal de que o mercado é capaz de se autorregulamentar.

Nenhum comentário: