quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 8 de Setembro

DAVID DE MICHELANGELO

    Em 1504, uma das esculturas mais famosas do mundo, o David, de Michelangelo Buonarroti, é apresentada ao público pela primeira vez, em Florença, na Itália.

ALTHEA GIBSON GANHA CAMPEONATO DOS EUA

    Em 1957, Althea Gibson é a primeira pessoa de origem africana a ganhar o Campeonato Nacional de Tênis dos Estados Unidos (hoje Torneio Aberto dos EUA), com a vitória por 2-0 (6-3, 6-2) sobre Louise Brough e recebe o troféu do vice-president Richard Nixon. 

Dois meses antes, Gibson se tornara a primeira pessoas de origem africana a vencer o Campeonato de Wimbledon diante a rainha Elizabeth II. Um ano antes, ganhara na França como primeira tenista de origem africana a triunfar em torneio do Grand Slam.

FORD PERDOA NIXON

    Em 1974, o presidente Gerald Ford (1974-77) perdoa o ex-presidente Richard Nixon (1969-74) por todos os crimes que possa ter cometido quando governava os Estados Unidos

Ford se justifica perante a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes com o argumento de que queria acabar com a divisão nacional em torno do Escândalo de Watergate.

Único presidente não eleito da história dos EUA, Ford preside a Câmara e se torna presidente quando o vice eleito com Nixon, Spiro Agnew, é afastado por corrupção.

Em 2001, Ford recebe o Prêmio Perfil de Coragem da Fundação Biblioteca John F. Kennedy por perdoar Nixon. Ao justificar o prêmio, a fundação declarou que Ford colocou o amor ao país acima da carreira política.

Depois de perder a eleição de 1976, Ford abandona a política. Morre aos 93 anos em 2006.

Nenhum comentário: