terça-feira, 14 de setembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 14 de Setembro

CAMPANHA DA RÚSSIA

    Em 1812, depois de uma vitória de Pirro na Batalha de Borodino, o imperador francês Napoleão Bonaparte entra em Moscou naquela que seria sua maior derrota: a campanha da Rússia. 

Com a cidade evacuada e o recuo do Exército russo, Moscou está deserta. Não há oficiais do regime czarista para assinar a rendição nem comida e suprimentos. Os russos ainda tocam fogo em dois terços da cidade, deixando os franceses sem abrigo e víveres para enfrentar o inverno.

O Grande Exército de Napoleão, com 685 mil homens, perde 400 mil na campanha da Rússia. Seus inimigos se unem e o derrotam em 1814, quando ele vai para o exílio na Ilha de Elba. Em 1815, volta e reina por 100 dias até a derrota final, na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em junho daquele ano.

Vencido, Napoleão é preso na Ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, onde morre em 1821.

HINO DOS EUA

    Em 1814, Francis Scott escreve o poema A Defesa do Forte M'Henry, letra do Hino dos Estados Unidos, depois de assistir ao bombardeio do forte de Maryland na Guerra de 1812, quando o Império Britânico tenta reassumir o controle sobre os Estados Unidos.

Mais tarde, o poema é musicado e, em 1931, se torna o Hino dos EUA, Star-Spangled Banner (Bandeira Salpicada de Estrelas). A letra diz que, apesar das bombas e foguetes explodindo no ar durante a noite, quando amanheceu, "nossa bandeira ainda estava lá".

GUERRA MEXICANO-AMERICANA

    Em 1847, o general Winfiedl Scott entra na Cidade do México e hasteia a bandeira dos Estados Unidos, no final de uma ofensiva iniciada seis meses antes com um desembarque em Vera Cruz.

No Tratado de Guadalupe Hidalgo, os EUA ficam com um terço do território mexicano e os estados do Texas, Novo México, Arizona, Nevada, Utah e Califórnia.

Nenhum comentário: