quarta-feira, 6 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 6 de Julho

LEALDADE AO REI E ÀS ARMAS

    Em 1775, um dia depois de reiterar sua lealdade ao rei George III, desejando-lhe "um longo e próspero reinado" na Petição do Ramo de Oliveira, o Congresso Continental estabelece "as causas e a necessidade de pegar em armas" contra a autoridade colonial britânica na América

Os primeiros tiros da Guerra da Independência haviam sido disparados em abril em Lexington e Concord, mas os colonos mantêm a lealdade ao rei. Só em 1776 a ideia da independência ganha força.

VACINA ANTIRRÁBICA 

    Em 1885, o Dr. Louis Pasteur aplica a primeira vacina contra a raiva, que ainda está em testes e só havia sido inoculada em animais, em um menino, Joseph Meister, mordido por um cão raivoso

Como não é médico, Pasteur pode ter problemas legais. Não está habilitado para aplicar vacinas em seres humanos. Se não o fizesse, o menino morreria.

A raiva é uma doença viral que ataca o sistema nervoso central. Naquela época, a letalidade era de quase 100%.

Pasteur obtém a licenciatura em matemática em 1842, com medíocre resultado em química. Depois, faz doutorado em Física e Química e é nomeado professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lille. Mais tarde, torna-se diretor de ciências da Escola Normal de Paris.

TENISTA NEGRA GANHA WIMBLEDON

    Em 1957, a americana Althea Gibson é a primeira pessoa negra a vencer o Campeonato de Wimbledon, na Inglaterra, o torneio de tênis mais tradicional do mundo.

Gibson nasce em Silver, na Carolina do Sul, e cresce no bairro do Harlem, em Nova York. Começa a jogar tênis quando adolescente. Num país segregado, é duas vezes campeã nacional negra até ser convidada, em 1950, para disputar o Campeonato Nacional dos Estados Unidos, hoje Torneio Aberto dos EUA.

Em 1956, ela ganha o Campeonato da França, hoje Torneio Aberto da França. No ano seguinte, Wimbledon e o Aberto dos EUA. É a Atleta do Ano em 1957 e 1958. Ao todo, ganha 56 títulos de simples e duplas na carreira, sendo 11 grandes torneios.

JOHN E PAUL SE CONHECEM

    Em 1957, John Lennon e Paul McCartney se conhecem. A banda de Lennon, the Quarry Men Skiffle Group, toca numa festa no jardim da Igreja de São Pedro, em Woolton, em Liverpool. É o acontecimento do ano num sonolento bairro da cidade. O grupo chega na caçamba de um caminhão e toca ali mesmo.

McCartney estreia no grupo em 18 de outubro daquele ano.

Nenhum comentário: