domingo, 17 de julho de 2022

Hoje na História do Mundo: 17 de Julho

ABERTA A DISNEYLÂNDIA

     Em 1955, Walt Disney inaugura seu primeiro parque temático, a Disneylândia, construída numa área de 64 hectares em Anaheim, na Grande Los Angeles, na Califórnia, por US$ 17 milhões. 

Disney nasce em Chicago em 1901 e funda seu primeiro estúdio em 1928, quando lança o primeiro desenho animado sonoro com o personagem-símbolo da Disneylândia, o camundongo Mickey. É um sucesso que continua até hoje com os outros filmes de animação de Disney.

ACOPLAMENTO EUA-URSS

    Em 1975, em plena Guerra Fria, as superpotências se encontram no espaço pela primeira vez, quando a nave espacial americana Apolo 18 se acopla à espaçonave soviética Soyuz 19. 

O secretário-geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim, elogia os Estados Unidos e a União Soviética pelo espírito de paz e cooperação. 

É o período da détente, de um degelo na Guerra Fria que termina com a invasão soviética ao Afeganistão em 26 de dezembro de 1979. Durante 44 horas, astronautas e cosmonautas fazem experiências e compartilham refeições.

Três anos depois da sexta viagem de norte-americanos à Lua, é a última missão do Projeto Apolo. O acoplamento foi um teste para possíveis missões de resgate no espaço. Hoje, começa a era do turismo espacial.

GUERRA NA UCRÂNIA DERRUBA AVIÃO DE PASSAGEIROS

   Em 2014, rebeldes ucranianos apoiados pela Rússia derrubam um avião de passageiros Boeing 777 da companhia aérea Air Malaysia na rota Amsterdã-Kuala Lumpur no espaço aéreo da Ucrânia, matando todas as 298 pessoas a bordo

Várias companhias europeias alteram a rota dos seus voos por causa da guerra na Ucrânia, mas não a Air Malaysia. Os serviços secretos ocidentais gravam uma comunicação de um oficial russo que mandou os rebeldes examinarem os destroços do avião e ficou indignado ao saber que havia aviões civis cruzando uma zona de guerra.

A Rússia alega que o avião teria sido abatido pelos rebeldes, mas os rebeldes não tinham força aérea e não derrubariam um avião russo, o que daria pretexto para uma intervenção militar em grande escala, como acontece desde 24 de fevereiro de 2022. 

Foi o segundo avião da Air Malaysia a desaparecer em 2014. Em 8 de março, outro Boeing 777 desapareceu no Oceano Índico depois de ser desviado da rota Kuala Lumpur-Beijim, provavelmente pelo piloto, num mistério não esclarecido até hoje.

AMBULANTE NEGRO MORRE ASFIXIADO

       Em 2014, um policial de Nova York asfixia e mata com um golpe chamado de gravata o vendedor ambulante negro Eric Garner, suspeito de vender cigarros contrabandeados, que reclama várias vezes dizendo: "Eu não consigo respirar."

Garner, de 43 anos, pai de seis filhos, é conhecido como o "pacificador da vizinhança" na ilha de Staten e também por vender cigarros ilegalmente no terminal de ferryboats.

Os agentes Daniel Panteleo e Justin D'Amico atendem a um chamado por causa de uma suposta briga iniciada por Garner, discutem com o ambulante e Pantaleo aplica o golpe, proibido pelo Departamento de Polícia de Nova York.

Quando as imagens são divulgadas e viralizam nas redes sociais, deflagram uma onda de protestos. A decisão de um júri popular de não denunciar o policial assassino, em 3 de dezembro, causa uma revolta ainda maior.

"Eu não consigo respirar" vira slogan para o movimento contra o racismo e a violência policial Vidas Negras Importam. A frase é repetida várias vezes por George Floyd, morto em 25 de maio de 2020 pelo policial Derek Chauvin, que o asfixiou com um joelho no pescoço durante 9min25seg.

O homicídio brutal provoca uma onda de protestos em dezenas de países. Chauvin é condenado a 22 anos e meio. Os três policiais que o acompanhavam e nada fizeram para salvar Floyd ainda estão em julgamento.

MORRE LÍDER HISTÓRICO DO MOVIMENTO NEGRO

    Em 2020, morre o deputado e líder dos direitos civis John Lewis, um dos organizadores da Marcha sobre Washington por Empregos e pela Liberdade, liderada pelo reverendo Martin Luther King Jr., em 1963.

Sob a inspiração de Luther King, Lewis lidera o movimento contra a segregação racial em Nashville, no Tennessee. Durante uma marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, a violenta repressão policial no Domingo Sangrento, 7 de março de 1965, fratura o crânio do jovem líder negro.

Lewis não se intimida. A marcha é concluída dias depois pelo Dr. King. Em agosto de 1965, o Congresso a Lei do Direito de Voto, garantindo o direito de voto para os afroamericanos, parcialmente revogado recentemente pela Suprema Corte.

Com a derrota de Donald Trump na eleição de 2020, os estados de maioria republicana estão aprovando uma série de reformas para dificultar o voto das minorias, reduzindo horários e o número de locais de votação para garantir a supremacia branca.

Nenhum comentário: