domingo, 12 de junho de 2022

Hoje na História do Mundo: 12 de Junho

PROCLAMAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DAS FILIPINAS

    Em 1898, durante a Guerra Hispano-Americana, os rebeldes liderados por Emilio Aguinaldo proclamam a independência das Filipinas depois de 300 anos de colonização do Império Espanhol, mas os Estados Unidos promovem a independência de Cuba e anexam as Filipinas e Porto Rico ao vencer a Espanha

A ocupação das Filipinas pelos espanhóis foi a primeira violação do Tratado de Tordesilhas (1494), antes de Portugal avançar na América para conquistar a Amazônia, o Mato Grosso e a maior parte do que é hoje o Sul do Brasil.

REAGAN LANÇA REPTO A GORBACHEV

    Em 1987, o presidente americano Ronald Reagan desafia o líder soviético Mikhail Gorbachev a derrubar o Muro de Berlim

Diante do muro, em discurso no Portão de Brandemburgo, em Berlim Ocidental, pede a queda do muro erguido pelo regime comunista da Alemanha Oriental na noite de 12 para 13 de agosto de 1961.

No fim da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas ocupam a Alemanha. A parte tomada pelos EUA, a França e o Reino Unido formam a Alemanha Ocidental, capitalista e democrática. A União Soviética impõe o stalinismo aos países da Europa Oriental e transforma sua parte da Alemanha em Alemanha Oriental.

Com o desenvolvimento do lado ocidental e a estagnação e repressão do lado oriental, os alemães-orientais começaram a "votar com os pés", fugindo para a Alemanha Ocidental. Durante décadas, o Muro de Berlim foi a cicatriz viva da Guerra Fria. 

Em 9 de novembro de 1989, em meio às revoluções liberais na Europa Oriental, permitidas pela abertura democrática de Gorbachev no Bloco Soviético, o muro é aberto e depois demolido. Em 3 de outubro de 1990, a Alemanha é reunificada.

TERROR EM BOATE GAY

    Em 2016, um terrorista ataca a boate gay Pulse, na cidade de Orlando, na Flórida, com uma arma de guerra matando 49 pessoas

Na época, é a pior matança da história dos EUA. Omar Mateen, de 29 anos, muçulmano, alega agir em nome da organização terrorista Estado Islâmico. É cercado, baleado e morto pela polícia.

DEVOLVIDO EM COMA

    Em 2017, o estudante americano Otto Wambier, de 22 anos, preso um ano e cinco meses antes na Coreia do Norte, é devolvido aos EUA em estado de coma. Morre dias depois. 

Wambier fazia uma excursão à Coreia do Norte. É detido por roubar um cartaz de propaganda no corredor de um hotel. Num julgamento de apenas uma hora, é condenado pelo regime comunista norte-coreano a 15 anos de trabalhos forçados.

Quando Wambier entra em coma por causa da tortura, a Coreia do Norte entra em contato com os EUA. De volta aos EUA, é hospitalizado no Centro Médico da Universidade de Cincinnati, no estado de Ohio. Exames de imagem mostram grandes lesões no cérebro. 

Os norte-coreanos alegam que ele contraíra botulismo e tomava remédios para dormir. Uma semana depois, Otto Wambier morre. Um mês depois da morte, os americanos são proibidos de viajar à Coreia do Norte

Nenhum comentário: