terça-feira, 8 de outubro de 2024

Pioneiros da inteligência artificial ganham Nobel de Física

 O cientista norte-americano John Hopfield, de 91 anos, professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e o britânico Geoffrey Hinton, de 76 anos, professor da Universidade de Toronto, no Canadá, ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2024 pelo pioneirismo de suas experiências com inteligência artificial, anunciou hoje em Estocolmo a Academia Real de Ciências da Suécia.

Ao trabalhar com redes neurais artificiais e o aprendizado de máquinas, os laureados fizeram "descobertas e invenções fundamentais permitiram o aprendizado de máquinas com redes neurais artificiais" e "mostraram uma maneira totalmente nova de usar computadores", declarou o Comitê do Nobel. Foram muito além da física.

Há muito tempo, as máquinas que pensam são "um instrumento importante de pesquisa para classificar e analisar grandes quantidades de dados", acrescentou o comitê. "Hopfield e Hinton usaram a física para criar métodos que ajudaram a lançar as bases para a poderosa aprendizagem de máquinas de hoje. A aprendizagem de máquinas com base em redes neurais artificiais está revolucionando a ciência, a engenharia e a vida cotidiana."

As redes neurais artificiais são sistemas que aprendem analisando dados e recebem nomes com base nas redes neurais do cérebro humano. Fazem parte de serviços da Internet, de mecanismos de busca como o Google e mais recentemente o ChatGPT da OpenAI.

"Hopfield criou uma estrutura capaz de armazenar e reconstruir a informação. Hinton inventou um método capaz de descobrir independentemente propriedades de dados, o que se tornou importante para as grandes redes neurais usadas hoje", disse o comunicado oficial da academia sueca.

Hinton, conhecido como o padrinho da inteligência artificial, começou a pesquisar as redes neurais nos anos 1970, quando era estudante de graduação na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1985, ele e colegas criaram uma rede neural chamada Máquina de Boltzmann, batizada em homenagem ao física Ludwig Boltzmann.

Em 1982, Dr. Hopfield desenvolveu um modelo de redes neurais conhecida hoje como Rede de Hopfield para estudar como o cérebro resgata memórias quando recebe informações parciais, de forma semelhante ao cérebro humano.

Essa habilidade é conhecida como memória associativa. Na época, o cientista não imaginava que seu trabalho seria útil para o aprendizado das máquinas. Foi o marco zero para a era moderna das redes neurais. Criou um novo campo de estudos para a ciência.

"Se houvesse um Prêmio Nobel para ciências da computação, seria mais adequado", comentou Hinton em entrevista ao jornal The New York Times. No ano passado, ele deixou seu emprego como pesquisador do Google para ficar livre para discutir suas preocupações sobre o possível impacto negativo da inteligência artificial.

Em telefonema durante o anúncio da premiação, Hinton afirmou que "será comparável à Revolução Industrial. Em vez de sobrepujar as pessoas em força física, vai superar as pessoas em capacidade intelectual. Não temos experiência de como será ter coisas mais inteligentes do que nós."

Entre os benefícios da inteligência artificial, Hinton citou os avanços na medicina: "Trará enormes ganhos de produtividade, mas temos de nos preocupar com um número de más consequências possíveis." Ele acredita que o Prêmio Nobel contribui para atrair a atenção sobre o futuro da tecnologia e seus riscos.

Hopfield comparou o avanço na inteligência artificial à fissão do átomo, que criou a bomba atômica e o uso da energia nuclear para fins pacíficos. "Estamos acostumados com tecnologias que não são só boas nem só ruins, têm capacidades nos dois sentidos," E emendou: "Você quer ter alguma ideia sobre como controlar o sistema e como prevenir desastres."

Os dois laureados vão dividir o prêmio de 11 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 5,9 milhões pela cotação de hoje.

Amanhã, sai o resultado do Prêmio Nobel de Química. Na quinta-feira, será a vez do Prêmio Nobel de Literatura. Na sexta-feira, será o dia do Prêmio Nobel da Paz, o único anunciado pelo comitê norueguês do Nobel. O Prêmio Nobel de Economia sai na segunda-feira que vem.

Nenhum comentário: