Em pouco menos de um ano, o presidente Donald Trump declarou guerra comercial ao resto do mundo, hostilizou aliados como vassalos recalcitrantes, flertou com ditadores, mobilizou o Exército e a Guarda Nacional para combater a imigração, bombardeou o programa nuclear do Irã, o Estado Islâmico na Síria e na África, os rebeldes hutis no Iêmen, barcos que acusa de tráfico de drogas perto das costas da Venezuela e da Colômbia, e um porto venezuelano com um drone nos últimos dias. Para cercar o ditador Nicolás Maduro, reuniu a maior frota de guerra reunida no Mar do Caribe desde a Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962.
A China foi a grande vencedora da guerra comercial, Resistiu à chantagem de Trump, mostrou força e terminou o ano com um saldo comercial recorde de mais de US$ 1 trilhão.
O Japão tem a primeira mulher na chefia do governo. A primeira-ministra de ultradireita Sanae Takaichi, a Margaret Tharcher japonesa, é baterista de heavy metal. Começou ameaçando a China de intervir numa guerra sobre Taiwan.
A guerra na Faixa de Gaza chegou a uma trégua frágil. Israel ataca quando quer na Faixa de Gaza e no Líbano, enquanto o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) reassume o controle das áreas de onde o Exército de Israel se retirou.
Não há muita chance de paz na Ucrânia. O ditador russo Vladimir Putin exige uma virtual rendição ucraniana, com exigências territoriais que nenhum líder da Ucrânia pode conceder, a não ser à força. Putin aposta na vitória a longo prazo, em conquistar no campo de batalha o que está pedindo.
Na América Latina, a direita se reelegeu no Equador e voltou ao poder na Bolívia e no Chile. É favorita no ano que vem no Peru e na Colômbia.
Com a morte do papa Francisco, o cardeal norte-americano Robert Provost, que morou 10 anos no Peru e tem cidadania peruana, foi eleito papa e assumiu o nome de Leão XIV, homenagem ao papa Leão XIII, que criou o socialismo cristão com a encíclica Rerum Novarum no fim do século 19.
ESTE BLOG DEPENDE DA AJUDA DE SEUS LEITORES. CONTRIBUIÇÕES VIA PIX PELO CNPJ 25.182.225/0001-37

Nenhum comentário:
Postar um comentário