domingo, 12 de setembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 12 de Setembro

PINTURA RUPESTRE

    Em 1940,  quatro adolescentes que entram numa passagem estreita atrás de seu cachorro descobrem a Caverna de Lascaux, perto de Montignac, na França, que guarda uma das maiores e mais lindas coleções de arte pré-histórica.

A Gruta de Lescaux, de 20 metros de largura e pouco menos de 5 m de altura, abriga 600 desenhos  pinturas de animais nas paredes e 1,5 mil entalhes produzidos de 17 a 15 mil anos atrás, durante o período Paleolítico Superior, numa das maiores coleções de arte rupestre.

Há apenas uma figura humana com cabeça de pássaro e pênis ereto. Os arqueólogos acreditam que eram usados em rituais religiosos para melhorar a caça. Não era uma arte para exibir publicamente.

HARLEM GLOBETROTTERS PERDEM

    Em 1995, depois de 24 anos invictos e 8.829 vitórias, o time de basquete de exibição americano Harlem Globetrotters perdem em Viena, na Áustria para o time de veteranos Todas as Estrelas de Kareem Abdul-Jabbar por 91-85. Aos 48 anos, Abdul-Jabbar, maior cestinha da história da NBA (Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos, faz 34 pontos.

Nenhum comentário: