quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Trump quer criar ordem mundial paralela

Ao anunciar a criação de um Conselho da Paz, um clube privado sob seu controle, o presidente Donald Trump trabalha para criar um sistema internacional paralelo à Organização das Nações Unidas (ONU). Nenhuma democracia importante aceitou o convite até agora.

A proposta original era criar um conselho para supervisionar a paz e a reconstrução da Faixa de Gaza, arrasada por Israel na guerra contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Trump depois passou a falar como se fosse um instrumento permanente. É o antigo sonho de criar uma monarquia universal para ser rei ou imperador do mundo. 

O Brasil tem várias razões para não aderir à proposta megalomaníaca do presidente dos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado e desconversou. Sugeriu a Trump que o conselho se limite a Gaza e inclua os palestinos.

A nova ameaça de Trump de atacar o Irã causou uma alta de 6% nos preços do petróleo. O barril do tipo Brent, padrão da Bolsa de Mercadorias de Londres, subiu para US$ 70,86.

Nenhum comentário: