sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Hoje na História do Mundo: 7 de Novembro

 ROOSEVELT CONQUISTA QUARTO MANDATO

    Em 1944, Franklin Delano Roosevelt, único presidente dos Estados Unidos a governar por mais de dois mandatos, é eleito pela quarta vez consecutiva. 

Theodore Roosevelt tentou um terceiro mandato em 1912, mas ficou em terceiro lugar. Em 1951, a 22ª Emenda à Constituição dos EUA limitou a reeleição a apenas uma vez. Agora, Donald Trump fala em concorrer a um terceiro mandato. É apenas mais um sinal de seu autoritarismo e desrespeito pela democracia.

FDR é eleito pela primeira vez em 1932, em plena Grande Depressão (1929-39), e governa o país durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Quando morre, em 12 de abril de 1945, a guerra está ganha. 

Assim, lidera os EUA durante duas das maiores crises da história do país e faz a bomba atômica. É considerado um dos melhores presidentes dos EUA, talvez o melhor depois de Abraham Lincoln, que aboliu a escravatura e venceu a Guerra da Secessão (1861-65), mantendo a união.

NIXON REELEITO

    Em 1972, Richard Nixon é reeleito presidente dos Estados Unidos com 55% do voto popular e 97% dos votos do Colégio Eleitoral por vencer em todos os estados, menos em Massachusetts, cinco meses depois da invasão da sede do Partido Democrata em Washington, no Edifício Watergate, origem de um escândalo que o derrubaria.

Nixon vence o senador George McGovern, ídolo da ala mais à esquerda do Partido Democrata, que promete acabar com a participação dos EUA na Guerra do Vietnã (1955-75) e trazer os soldados de volta para casa em 90 dias, independentemente da libertação dos prisioneiros de guerra norte-americanos. Para muitos eleitores, é uma capitulação.

Os EUA estão negociando a paz com o Vietnã do Norte em Paris. Nixon fala em "paz com honra".

Com os abusos de poder e a obstrução da justiça por Nixon para encobrir o Escândalo de Watergate, a Câmara abre um inquérito para instruir um processo de impeachment. Sem apoio dentro do Partido Republicano, Nixon renuncia em 9 de agosto de 1974.

NEGROS NO PODER

    Em 1989, David Dinkins é o primeiro negro eleito prefeito de Nova York e, no estado da Virgínia, o vice-governador Douglas Wilder é o primeiro negro eleito governador estadual nos Estados Unidos. Ambos são do Partido Democrata.

O primeiro governador negro é Pinckney Benton Stewart Pinchback, que substitui o governador da Louisiana, Henry Clay Warmoth, por cinco semanas a partir de dezembro de 1872, na Era da Reconstrução depois da Guerra da Secessão (1861-65), durante um processo de impeachment.

Eric Adams, eleito em 2 de novembro de 2021, é o segundo prefeito negro de Nova York.

MAGIC JOHNSON TEM HIV

    Em 1991, Earvin Magic Johnson, um dos melhores e mais criativos jogadores da história do basquete, anuncia que está abandonando o Los Angeles Lakers depois de testar positivo para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a síndrome de deficiência imunológica adquirida (aids).

Na época, a aids enfrenta preconceitos. É vista como uma doença de homossexuais masculinos. Johnson é heterossexual. Em 13 anos, leva o Lakers a cinco campeonatos da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA). Três vezes é escolhido melhor jogador da temporada.

Johnson é hoje um empresário bem-sucedido e um exemplo de que portadores do HIV podem levar uma vida normal tomando um coquetel de medicamentos antivirais.

ELEIÇÃO CONTESTADA

    Em 2000, a eleição presidencial dos Estados Unidos é contestada na Flórida. A vitória do governador George Walker Bush sobre o vice-presidente Al Gore só é definida em 12 de dezembro, quando a Suprema Corte suspende a recontagem dos votos na Flórida.

O estado é governado por Jeb Bush, irmão do candidato republicano. Como os EUA são uma federação e não têm Justiça Eleitoral, são os governos estaduais que organizam as eleições. A secretária de Estado da Flórida é a chefe da campanha de Bush no estado.

Há vários tipos de votação. No voto borboleta, o nome primeiro candidato, do partido mais votado em eleição anterior, está no alto à esquerda. É Bush. O nome de Gore aparece no lado direito logo abaixo. Em seguida, vem Ralph Nader, um famoso advogado defensor dos direitos do consumidor, de esquerda, considerado o principal responsável pela derrota de Gore a nível nacional.

Outros eleitores votam numa espécie de cartão de computador que precisa ser perfurado. Em alguns casos, a perfuração não é suficiente para remover o pedaço perfurado.

A questão vai ao Tribunal de Justiça da Flórida, que determina a recontagem dos votos, mas a Suprema Corte suspende a recontagem. Bush vence por 537 votos de um total de quase 6 milhões, leva os 25 votos eleitorais da Flórida e ganha no Colégio Eleitoral mesmo perdendo no voto popular. Desde o século 19, um presidente era eleito sem vencer no voto popular, o que volta a acontecer com Donald Trump em 2016.

ESTE BLOG DEPENDE DE SEUS LEITORES. CONTRIBUIÇÕES VIA PIX PELO CNPJ 25.182.225/0001-37 

Nenhum comentário: