MUSEU BRITÂNICO
Em 1759, o Museu Britânico, criado seis anos anos por lei aprovada pela Parlamente Britânico, é aberto ao público no bairro de Bloomsbury, em Londres, com uma formidável coleção de antiguidades e tesouros históricos e arqueológicos, muitos saqueados pelo Império Britânico e hoje reivindicados pelos países de origem como a Pedra da Rosetta, do Egito, e as frisas do Partenon de Atenas, na Grécia Antiga.
É uma das principais atrações turísticas do Reino Unido e não cobra entrada, a não ser para exposições especiais. O prédio atual é construído de 1823 a 1852. A famosa sala de leitura, frequentada por Karl Marx, Virgina Woolf, Peter Kropotkin e Thomas Carlyle, é dos anos 1850.
Em 1881, a coleção de história natural é transferida para o Museu de História Nacional, no bairro de South Kensington. A Biblioteca Britânica é criada em 1973.
Outras relíquias são esculturas gregas do Mausoléu de Halicarnasso e do Templo de Artemísia, em Éfeso, duas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, os portões de palácios e tempos de Nimrod e Nínive, na Mesopotâmia.
NASCE GENE KRUPA
Em 1909, nasce em Chicago, no estado de Illinois, o baterista de jazz Gene Krupa, talvez o percussionista mais popular da era do suingue.
Com a morte da mãe quando ele tem 11 anos, Krupa tem de trabalhar e vira menino de recados de uma empresa musical. Logo, junta dinheiro para comprar um instrumento e escolhe uma bateria porque era o mais barato.
No início dos anos 1920, Krupa aprende com grandes músicos de jazz em Chicago. Uma de suas grandes influência é o baterista Baby Dodds, de Nova Orleans. Ele toca com vários grupos de Chicago.
No início dos anos 1930, Gene Krupa é o baterista de orquestra de dois musicais de George Gershwin encenados na Broadway, em Nova York. Em 1934, por indicação do produtor John Hammond, entra para a orquestra de Benny Goodman.
Depois de uma apresentação histórica no Carnagie Hall, em janeiro de 1938, ele deixa Goodman para formar sua própria banda. No início, ela segue o estilo de Goodman. Em 1941, a banda cresce com a entrada da cantora Anita O'Day e do trumpetista Roy Eldridge, que vai do jazz tradicional de Louis Armstrong ao bebop de Dizzy Gillespie.
O trio Krupa-Eldridge-O'Day produz os melhores discos da banda, como Boogie Blues e Let Me Off Uptownxi, maior sucesso de Krupa.
Em 1943, Krupa é preso por três meses por posse de maconha. Ao sair da cadeia, toca com Goodman e Tommy Dorsey até formar sua própria banda em 1944, desta vez com uma seção de instrumentos de corda, com jovens talentos com influência do movimento bebop.
Faz sucesso nos anos 1940, com músicas como Leave Us Leap, Disc Jockey Jump e Lemon Drop, com arranjos de George Williams e Gerry Mulligan, mas não resiste ao declínio das grandes bandas de jazz e acaba em 1951.
Nos anos 1950, Krupa lidera pequenos grupos e faz turnê com Norman Gainz e o projeto Jazz na Filarmônica. Em 1954, ele cria com o colega baterista Cozy Cole uma escola da bateria onde Krupa dá aula até o fim da vida.
Ele participa de dois filmes como ele mesmo, The Glenn Miller Story (1953) e The Benny Goodman Story (1955) e é objeto de uma biografia ficcional, The Gene Krupa Story (1959), em que Sal Mineo o representa e o próprio Kupra toca bateria na trilha sonora.
Com problemas de saúde, reduziu as atividades nos anos 1960, mas se uniu com os membros originais do Benny Goodman Quartet para gravar Together Again! (1963) e reuniu seu quarteto para gravar The Great New Gene Krupa Quartet (1964), sua última gravação.
Gene Krupa morre em Yonkers, no estado de Nova York, em 16 de outubro de 1973 aos 64 anos.
MORTE DE ROSA LUXEMBURGO
Em 1919, a filósofa, economista e revolucionária alemã Rosa Luxemburgo, nascida na Polônia, é presa e assassinada em Berlim por incentivar um levante comunista conhecido como Revolta de Espártacus.
Róza Luksemburg nasce em 5 de março de 1871 em Zamosc, na Polônia, na época parte do Império Russo. É a menor de cinco filhos de uma família judia de classe média baixa. Na juventude, envolve-se no ativismo clandestino. Em 1889, foge do Império Russo para Zurique, na Suíça, onde se forma em economia política em 1898.
Na Suíça, começa a participar do movimento internacional socialista e conhece o social-democrata russo Georgy Plekhanov.
É fundadora do Partido Social-Democrata da Polônia e ativista do Partido Social-Democrata da Alemanha (SDP) e do Partido Social-Democrata Independente da Polônia. Funda a ala comunista do SPD, que se torna o Partido Comunista da Alemanha (KPD).
No livro Reforma ou Revolução, de 1899, ela defende a ortodoxia marxista. Rejeita o parlamento como uma impostura da burguesa.
A Revolução Russa de 1905 é um momento decisivo em sua vida. Até então, ela acredita que a revolução mundial começaria na Alemanha. Vai para a Polônia e é presa.
Em 1915, quando o SPD apoia a participação alemã na Primeira Guerra Mundial (1914-18), Rosa Luxemburgo cria a Liga Espartaquista. Em 1º de janeiro de 1919, a liga se transforma no KPD.
Como teórica política, Rosa Luxemburgo desenvolve uma teoria humanista do marxismo com destaque para a democracia e o papel revolucionário das massas populares.
Na sua opinião, o nacionalismo e a independência nacional são concessões retrógradas à classe dominante, um dos pontos de suas discordâncias com Vladimir Lenin, líder da Revolução Comunista na Rússia.
Ao contrário de Lenin ela entende que a revolução não depende de uma estrutura partidária rígida e que a organização é forjada na luta. Lenin acredita que o partido deve ser a vanguarda do proletariado e guiar a revolução. Para Rosa Luxemburgo, todo poder popular deriva das massas.
Libertada na revolução alemã de 1918, ela cria o KPD e tenta limitar a influência bolchevique. No seu livro A Revolução Russa, publicado em 1922, ela critica o partido de Lenin por suas teses de autodeterminação nacional e seus métodos ditatoriais e terroristas. Acreditava na democracia em oposição ao centralismo democrático de Lenin.
Uma de suas frases famosas é "liberdade é o direito que se dá aos outros de fazer e dizer aquilo com que não concordamos."
Por fomentar a Revolta de Espártacus, é presa e morte pelo Freikorps (Corpo da Liberdade), uma aliança de grupos paramilitares de direita.
NASCE LUTHER KING
Em 1929, nasce em Atlanta, na Geórgia, filho de um pastor batista, Martin Luther King Jr., o grande líder da luta pacífica pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
Sob a inspiração do líder pacifista da independência da Índia, o Mahatma Gandhi, Luther King adota a luta pacífica, com a desobediência civil criada por Henry David Thoreau, o naturalista e ativista norte-americano que se negou a pagar impostos para não financiar a Guerra Mexicano-Americana (1846-48). Thoreau foi lido pelo escritor russo Leon Tolstói e suas ideias influenciaram Gandhi, Nelson Mandela e Luther King.Luther King lidera o boicote dos negros ao sistema de ônibus de Montgomery, no estado do Alabama, em 1955, depois que a ativista Rosa Parker é presa por se negar a ceder o assento para um branco. Leva o movimento contra as leis de discriminação racial a Albany, na Geórgia, e a Birmingham, no Alabama.
Na Marcha sobre Washington, em 28 de agosto de 1963, Luther King faz no Memorial de Lincoln, na capital dos EUA, seu discurso mais importante, Eu Tenho um Sonho: "Eu tenho um sonho que um dia meus filhos não sejam julgados pela cor da pele, mas pela nobreza do caráter."
O Dr. King, que é chamado nos EUA, é investigado pelo FBI, a polícia federal norte-americana, por supostas ligações com grupos esquerdistas. Em 1964, ganha o Prêmio Nobel da Paz e o governo Lyndon Johnson (1963-69), herdeiro de John Kennedy, aprova a Lei de Direitos Civis, dando finalmente igualdade de direitos aos pretos nos EUA.
Às 18h01 de 4 de abril de 1968, James Earl Ray mata Luther King, que está na varanda do segundo andar do hotel onde está hospedado em Memphis, no Tennessee, onde apoia uma greve dos trabalhadores de serviços sanitários negros discriminados.
MILAGRE NO RIO HUDSON
Em 2009, o piloto Charles Sully Sullenberger consegue a façanha de pousar no Rio Hudson, em Nova York, poucos minutos depois da decolagem do voo 1549 da companhia aérea US Airways, quando gansos entram nas turbinas e paralisam os motores do avião, um Airbus A320. Cinco pessoas saem feridas, mas ninguém morre.
O ex-piloto da Força Aérea está para ser demitido por causa da idade. Vira herói. Ele avisa o centro de controle de Aeroporto La Guardia que está voltando, mas percebe que não terá condições de chegar até a pista de pouso.
Três minutos e meio depois de sugar os pássaros de um bando de gansos do Canará, o avião pousa suavemente no Rio Hudson e flutua, talvez por não estar com os tanques cheios.
Os passageiros e tripulantes saem pelas esteiras de emergência e caminham sobre as asas ou entram em botes salva-vidas até serem resgatados por lanchas e ferryboats. Alguns têm hipotermia, mas todos se salvam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário