segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco retomou a opção preferencial pelos pobres

Depois da morte suspeita de um papa de esquerda e de dois papados conservadores, Francisco recuperou a preocupação da Igreja Católica com os pobres e os desvalidos. Primeiro papa latino-americano e o primeiro não europeu em 13 séculos. O papa que morreu hoje aos 88 anos retomou a mensagem inclusiva, ecumênica e universal do cristianismo e promoveu o diálogo entre todas as religiões.
Por acolher os homossexuais e permitir que divorciados recebam a comunhão, além das preocupações sociais, Francisco foi criticado pela ala mais atrasada da Igreja. Foi o primeiro papa a publicar uma encíclica, uma cartal papal, sobre o meio ambiente e o papel do homem na destruição da natureza, Louvado Sejas.

Sua sucessão será um novo duelo entre tradicionalistas e progressistas. O próximo papa, a ser eleito nas próximas duas ou três semanas pode vir da África ou da Ásia. 

O funeral deve ser realizado em 5 a 7 dias. O conclave do Sacro Colégio Cardinalício para eleger o novo papa deve acontecer em duas a três semanas. Devem participar 135 cardeais, todos com menos de 80 anos, dos quais sete brasileiros. Para ser eleito papa, um cardeal precisa de dois terços dos votos.

A visita do vice-presidente dos Estados Unidos, James David Vance, e sua mulher ao papa na véspera da morte de Francisco é vista como uma tentativa do governo Donald Trump de influenciar a sucessão em favor de um candidato tradicionalista e conservador.

Nenhum comentário: