sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Hoje na História do Mundo: 20 de Fevereiro

CONGRESSO PROÍBE DUELOS EM WASHINGTON

    Em 1839, o Congresso proíbe duelos na capital dos Estados Unidos. O crime passa a ser punido com até 10 anos de trabalhos forçados.

A nova lei proíbe desafiar para um duelo, aceitar o desafio para um duelo ou entregar uma mensagem com desafio para um duelo. É a primeira vez que o Congresso proíbe esses desafios em nome da honra.

Entre outras razões, o projeto é aprovado porque na época deputados e senadores costumam andar armados. A morte do deputado federal pelo Maine Jonathan Cilley num duelo com o deputado federal pelo Kentucky William Graves é decisiva para a aprovação da lei.

ABERTO O MUSEU DE ARTE METROPOLITANO

    Em 1872, o Museu de Arte Metropolitano de Nova York abre as portas ao público para se tornar um dos mais importantes e mais visitados do mundo.

A sede principal, na 5ª Avenida, junto ao Parque Central, aberta em 1880, é um projeto do arquiteto Richard Morris Hunt concluído em 1902. Hoje é conhecida como Met 5ª Avenida. Tem 190 mil metros quadrados. Sua coleção tem mais de 1,5 milhão de obras de arte de 5 mil anos de história desde o Egito Antigo.

A arte e a arquitetura da Europa na Idade Média têm uma exposição especial no Met Cloisters (Claustros), no Norte da Ilha de Manhattan.

SUPERFOTÓGRAFO PAISAGÍSTICO

    Em 1902, nasce em São Francisco da Califórnia Ansel Adams, um dos mais importantes fotógrafos paisagísticos do século 20.

Jovem rebelde e indomável, Adams deixa a escola aos 12 anos e se revela um grande autodidata. Torna-se um pianista e músico importante. Ganha sua primeira máquina fotográfica em 1916. Nos anos 1920, trabalha como guardião do Sierra Club no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia.

Por volta de 1930, ele decide se dedicar exclusivamente à fotografia. Seus trabalhos mais importantes retratam a natureza intocada, especialmente dos parques nacionais do Oeste dos Estados Unidos. Ele foi também um líder e porta-voz do movimento ambientalista.

Em 1980, Adams recebe do presidente Jimmy Carter, um grande defensor da natureza, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante condecoração civil dos EUA.

IRLANDA LIBERA ANTICONCEPCIONAIS

    Em 1985, num desafio à Igreja Católica, a República da Irlanda aprova a venda de anticoncepcionais.

Até 1979, a lei irlandesa proíbe a fabricação, a importação e a venda de anticoncepcionais. Em 1973, a Suprema Corte decide que o uso de anticoncepcionais está protegido pelo direito à privacidade dos casais. 

Sob pressão da Igreja, o governo tenta limitar e adiar a venda de anticoncepcionais. Em 1979, o primeiro-ministro Charles Haughey propõe uma lei para limitar o uso para "o planejamento familiar de casais de boa fé". A lei, sancionada em novembro de 1980, exige receita médica para comprar a pílula. 

Antes da aprovação da lei de 1985, o arcebispo de Dublin alerta que a medida levaria à "degradação moral" da Irlanda. Alguns deputados são ameaçados se votarem a favor. Uma aliança dos partidos Trabalhista e Fine Gael derrota o conservador Fianna Fail por 83-80.

ESTAÇÃO ESPACIAL MIR

    Em 1986, a União Soviética lança o módulo central da estação espacial Mir (Paz), que é montada em órbita até 1996.

A estação espacial é um laboratório de pesquisas sobre microgravidade e de experiências de biologia, astronomia, física e meteorologia. Até 21 de março de 2001, a Mir é o maior satélite artificial em órbita da Terra.  

Nenhum comentário: