Além do declínio relativo dos Estados Unidos e da Europa, e da ascensão da China e de outros países emergentes, a revolução nas comunicações está difundido o poder no mundo, argumenta o professor Joseph Nye jr., da Universidade de Harvard, ex-secretário da Defesa adjunto para política de defesa e criador do conceito de poder suave, o poder da comunicação e da persuasão.
Com o Twitter, o Facebook e a TV Al Jazira, os jovens ligados estão promovendo uma revolução democrática e liberal no mundo árabe, que tinha fica para trás nas revoluções democráticas que varreram a América Latina e a Europa Oriental nos anos 80 e de parte de África nos anos 90.
Em artigo publicado no jornal Korea Herald, o professor Nye fala da força real do poder virtual.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário