O Partido Democrata assume hoje o controle da Câmara e do Senado dos Estados Unidos, depois de 12 anos de maioria republicana. A deputada federal californiana Nancy Pelosi será a primeira mulher a presidir a Câmara de Representantes.
De olho na eleição presidencial de 2008, os democratas querem impressionar aprovando uma série de medidas nas suas primeiras 100 horas legislativas, inclusive um aumento do salário mínimo federal nos próximos dois anos de US$ 5,15 para US$ 7,25 por hora. Mas não devem ser esperadas grandes mudanças. As maiorias são escassas, não permitindo iniciativas mais radicais, e muitos dos novos deputados democratas são conservadores.
A política externa continua sob o controle do presidente George W. Bush. Embora a guerra no Iraque tenha dominado a campanha para as eleições de 7 de novembro do ano passado, o Congresso pode pressionar politicamente e negar a verba para a nova estratégia do presidente. Mas é improvável que faça isso no meio de uma guerra. Seria acusado de prejudicar os soldados americanos no campo de batalha.
Mais de 3 mil americanos morreram no Iraque desde a invasão de 20 de março de 2003.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário