Diante da escalada de ameaças, a Coreia do Norte pode estar prestes a fazer uma quarta explosão atômica experimental, observou hoje o governo da Coreia do Sul.
O regime comunista norte-coreano fez seu primeiro teste nuclear em 2006, com sucesso considerado limitado, o segundo em 2009 e o terceiro em fevereiro deste ano, levando o Conselho de Segurança das Nações Unidas a aumentar as sanções ao país.
Desde então, a ditadura de Pionguiangue capricha nas ameaças. Na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos declarou que a Coreia do Norte poderia fazer um teste de mísseis em vez de disparar um. Agora, Seul acredita que possa ser mais uma experiência nuclear.
A Coreia do Norte tem armas atômicas rudimentares, mas duvida-se que possa lançar um ataque nuclear preciso.
Na sua estratégia conjunta para conter a escalada verbal do inimigo, os EUA e a Coreia do Sul prometem responder a qualquer ataque imediatamente e com uma arma do mesmo tipo usado no ataque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário