sábado, 17 de abril de 2010

Europa vive terceiro dia de caos aéreo

Mais 16 mil dos 22 mil voos previstos para este sábado na Europa foram cancelados. Pelo menos 24 países fecharam total ou parcialmente seu espaço aéreo. Ontem, somaram-se ao grupo a Hungria e a Romênia. Hoje, foram a Bielorrússia e a Ucrânia.

A nova erupção do vulcão da geleira de Ejfialla perdeu a força, mas ainda joga grandes volumes de cinza vulcânica e vapor d'água na atmosfera, inclusive grãos de areia e pedaços de vidro cristalizados pelo choque térmico da água derretida com a lava incandescente. Essa erupção pode durar dias ou meses, e o material particulado pode destruir as turbinas dos aviões.

Em toda a Europa, só Portugal, Espanha, Grécia e Rússia mantêm os principais aeroportos abertos. No fim da tarde, vários aeroportos do Norte da Espanha foram fechados

No Reino Unido e na Alemanha, as autoridades prometem reavaliar a situação amanhã. Os aeroportos de Paris e do Norte da França ficam fechadas até segunda-feira.

Com a aviação paralisada, aumentou muito a procura por outros meios de transporte, como os trens e os ferryboats que cruzam o Canal da Mancha e o Mar do Norte.

Nenhum comentário: