segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AIEA acredita que Irã está perto da bomba atômica

Com a ajuda de cientistas estrangeiros, a República Islâmica do Irã já superou as principais dificuldades para fazer uma bomba atômica, disseram diplomatas ocidentais e especialistas que tiveram acesso a um relatório a ser divulgado nos próximos dias pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Durante anos, afirma a AIEA, cientistas nucleares de países da antiga União Soviética ajudaram o regime fundamentalista iraniano a superar desafios como fazer detonadores de alta precisão, capazes de detonar a reação em cadeia que provoca a explosão nuclear. A Coreia do Norte e o Paquistão também cooperaram.

"Deixem publicar e vamos ver o que acontece", declarou o ministro do Exterior e principal negociador iraniano, Ali Akbar Salehi, citado pelo jornal The Washington Post.

Na semana passada, a imprensa de Israel revelou uma discussão interna no governo sobre um possível bombardeio para tentar neutralizar o programa nuclear iraniano. Semanas atrás, os Estados Unidos acusaram o Irã de tentar matar o embaixador da Arábia Saudita em Washington.

Nenhum comentário: