sábado, 6 de agosto de 2011

Queda de helicóptero mata 38 no Afeganistão

Trinta e um soldados dos Estados Unidos, entre eles 20 da tropa de elite Seals, responsável pela morte do líder terrorista Ossama ben Laden, e sete militares do Afeganistão morreram hoje na queda de um helicóptero que participava de uma operação noturna contra a milícia fundamentalista dos Talebã.

É o maior número da americanos mortos num único incidente desde o início da guerra no Afeganistão, em 7 de outubro de 2001, para vingar os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, cometidos pela rede terrorista Al Caeda, que tinha suas principais bases e centros de treinamento no país.

Em nota, o presidente afegão, Hamid Karzai, atribuiu a queda à ação inimiga. O helicóptero Chinook, de transporte de tropas, teria sido derrubado por um único rebelde armado com um lançador de granadas.

Os mísseis antiaéreos fornecidos pelos EUA foram decisivos para que guerrilheiros muçulmanos derrotassem a invasão soviética ao Afeganistão (1979-89). Cerca de 25 mil soviéticos foram mortos. O Afeganistão foi o Vietnã da União Soviética.

Nenhum comentário: