sábado, 13 de agosto de 2011

Governador do Texas entra na corrida à Casa Branca

Com os slogans "não vou ficar sentado aceitando a miséria atual" e "um grande país exige uma direção melhor", o governador do Texas, Rick Perry, lançou hoje oficialmente sua candidatura à Casa Branca, alegando que "uma nação renovada exige um novo presidente".

Perry, um cristão evangélico fervoroso que cita Deus frequentemente em seus discursos, entra numa briga contra oito pré-candidatos do Partido Republicano sequiosos de enfrentar o presidente Barack Obama em novembro de 2012 com os Estados Unidos abalados pela pior crise econômica em 70 anos.

Mesmo sem ser candidato, Perry é o segundo mais cotado entre os republicanos, atrás apenas do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, considerado liberal demais pela ala mais direitista do país.

A ex-governadora do Alasca e candidata a vice-presidente em 2008, Sarah Palin, ainda não decidiu se será candidata. Foi parcialmente atropelada pelo lançamento da deputada Michele Bachmann, líder da bancada do movimento radical de direita Festa do Chá.

Bachmann é uma deputada de atuação discreta na Câmara totalmente despreparada para ser presidente dos EUA. No debate republicano desta semana, defendeu seu voto contra a elevação do teto da dívida pública do país. Teria levado a um calote inédito e a prejuízos incalculáveis para a economia americana e para o resto do mundo.

Sua visão nacionalista da direita religiosa ignora a globalização e as profundas relações dos EUA com o mundo. Sua sobrevivência na campanha será mais um sintoma da decadência americana.

Perry entra na briga para disputar esse espaço junto ao eleitorado cristão mais conservador. Tem como credencial seu desempenho como governador, onde ganhou prestígio por cortar gastos públicos e estimular a geração de empregos, dois temas centrais da campanha.


Nenhum comentário: